Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Automotor

- Publicada em 03 de Agosto de 2018 às 01:00

Gama completa: Volvo Cars lança versão de entrada T4 do XC40


VOLVO CARS/DIVULGAÇÃO/JC
O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular da Volvo Cars, que servirá de base para os futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. A versatilidade dessa plataforma permite combinar design refinado, interior sofisticado e recursos avançados de segurança e dirigibilidade.
O XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular da Volvo Cars, que servirá de base para os futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. A versatilidade dessa plataforma permite combinar design refinado, interior sofisticado e recursos avançados de segurança e dirigibilidade.
As dimensões do XC40 o colocam no segmento de SUVs compactos: entre-eixos de 2,70 metros, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e 4,42 m de comprimento. O modelo exibe um design arrojado, fugindo do padrão normalmente mais comportado da marca sueca.
Na versão T4, os faróis contam com as funções de nivelamento automático de acordo com a carga e de farol alto automático. A luz diurna em formato de "T" contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. Na traseira, as lanternas possuem feixes de LED e formato marcante, que invade a lateral da carroceria.
O conjunto motriz do Volvo XC40 T4 associa a transmissão automática Geartronic de oito marchas e o motor T4 Drive-E, de 2.0 litros, quatro cilindros em linha, com turbocompressor, que rende potência de 190 cv a 4.700 rpm e torque de 300 Nm entre 1.300 e 4.000 giros. O desempenho dinâmico do veículo é convincente: 210 km/h de velocidade máxima e aceleração de zero a 100 km/h em 8,4 segundos.
O XC40 não destoa da tradição de alta segurança da Volvo. O SUV vem equipado com o City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para minimizar o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte, mesmo durante a noite.
Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta, que ajuda o motorista a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Além de avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, o dispositivo intervém automaticamente na direção, conduzindo o XC40 de volta à sua pista. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
A lista continua com o alerta de mudança de faixa, proteção em saída de estrada, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em aclive e declive. Opcional, a direção semiautônoma até 130 km/h custa R$ 5 mil a mais no preço final do automóvel.
No interior do XC40, o destaque fica para o sistema de infoentretenimento, definido pela Volvo como o mais completo da categoria. O Sensus Connect é controlado por meio de uma tela sensível ao toque de nove polegadas no console central, a qual reúne praticamente todos os comandos do veículo.
O display sofreu um aprimoramento gráfico, tornando o uso ainda mais natural e intuitivo. As funções de navegação, conectividade e entretenimento também podem ser acionadas por comando de voz. O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO