Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eventos

- Publicada em 09 de Maio de 2022 às 15:11

Lançamento da Fenasul Expoleite acontece nesta quarta-feira

Tradicional evento do Estado acontece de 18 a 22 de maio

Tradicional evento do Estado acontece de 18 a 22 de maio


JM Alvarenga/Divulgação/JC
A Fenasul Expoleite, que ocorre de 18 a 22 de maio, teve a data do seu lançamento oficial definida pelos organizadores do evento. A cerimônia ocorre na próxima quarta-feira (11) a partir das 7h30, no pavilhão do gado leiteiro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Autoridades, representantes das entidades participantes e imprensa serão recepcionados com um café da manhã. Na ocasião, serão apresentadas as atrações e programação da Fenasul Expoleite que volta a ocorrer depois de um intervalo de dois anos em função da pandemia.
A Fenasul Expoleite, que ocorre de 18 a 22 de maio, teve a data do seu lançamento oficial definida pelos organizadores do evento. A cerimônia ocorre na próxima quarta-feira (11) a partir das 7h30, no pavilhão do gado leiteiro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Autoridades, representantes das entidades participantes e imprensa serão recepcionados com um café da manhã. Na ocasião, serão apresentadas as atrações e programação da Fenasul Expoleite que volta a ocorrer depois de um intervalo de dois anos em função da pandemia.
A Fenasul, que chega à sua 16ª edição, e a Expoleite, que terá sua 43ª edição, terão entrada gratuita e, neste ano, trazem novidades. Além do gado leiteiro, o evento contará com bovinos de corte, equinos, aves, coelhos e búfalos. É a primeira vez que criadores de bubalinos participam como expositores. As inscrições dos animais encerraram-se na semana passada e foram feitas de acordo com as regras estabelecidas pelas associações de criadores de cada uma das raças.
A subsecretária do Parque Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima, diz que o Estado fica grato de poder voltar a realizar, junto com demais promotores, a Fenasul Expoleite, que é o segundo maior evento do parque. “O setor precisa das feiras, os criadores precisam se encontrar, realizar os julgamentos e fazer a comercialização dos animais. As feiras são muito importantes para o intercâmbio entre as cabanhas, as empresas e os diferentes parceiros do setor. Isso faz o negócio pecuário ficar mais aquecido”, afirma Elizabeth que conduziu, na última sexta-feira (06/5), uma reunião para afinar a integração entre as entidades organizadoras e somar esforços neste momento de retomada dos eventos agropecuários.
Para o presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, esta Fenasul Expoleite mostra-se uma feira diferente. “Além da participação das raças leiteiras, Holandesa, Jersey, Gir e Girolando, outras raças vão marcar presença. Esperamos fazer uma grande feira”, destaca Tang. Segundo o dirigente, além dos animais, o evento irá contar com a Multifeira de Esteio, com palco para shows, pavilhão da agricultura familiar e a parte científica, com palestras técnicas tanto do leite, quanto da carne e das escolas técnicas.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), uma das promotoras do evento, vai participar com cerca de 40 servidores de sete supervisões regionais. Vão ser médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas, área administrativa e auxiliar de serviços rurais.
“A Fenasul Expoleite já é um evento tradicional que está retomando de forma presencial. A Secretaria vai participar na área de defesa sanitária, na recepção dos animais, e também vai acompanhar a parte dos julgamentos, a exemplo do que já faz na Expointer”, afirma o coordenador do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Pablo Charão.
A chegada dos animais começa às 8h do dia 16 de maio e vai até às 12h do dia 18, primeiro dia do evento. Só para os animais do concurso leiteiro, a entrada no parque ocorre até às 18h do dia 17 de maio. No dia 22, terá o desfile dos campeões dos julgamentos. A feira encerra-se às 17h, com a saída dos animais.
A Fenasul Expoleite é organizada em conjunto pela Gadolando, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e prefeitura de Esteio. Também conta com outras entidades apoiadoras.

Concurso leiteiro demonstra capacidade de produção do gado Holandês

Competição culminará no tradicional "Banho de Leite" aos vencedores

Competição culminará no tradicional "Banho de Leite" aos vencedores


MARCO QUINTANA/ARQUIVO/JC
Sempre destaque na programação da Fenasul Expoleite, o concurso leiteiro da raça Holandesa atrai os criadores interessados em mostrar o potencial leiteiro do gado Holandês. Depois de cinco ordenhas realizadas, o resultado culmina no tradicional “Banho de Leite” aos vencedores das duas categorias disputadas: vaca jovem e vaca adulta. O ato está marcado para às 16h da quinta-feira, 19 de maio, no evento que ocorre no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, explica que das cinco ordenhas realizadas no concurso, são somadas as três menores para dar o resultado final. “Tiramos as duas maiores, pois queremos animais com produção equilibrada. Assim, quando nós publicamos a nossa campeã do torneio leiteiro, muitas vezes ela até produziu um pouco mais do que é anunciado. Mas, desta forma, somos bastante reais nesta produção”, destaca.
O dirigente ressalta que para serem reais nesta avaliação, são proibidos aditivos para estimular a maior produção, o que dá a fidelidade ao concurso. “Para que esta vaca não seja forçada quimicamente, nós proibimos todo e qualquer aditivo. Assim, estou dizendo que não podem ser usados hormônios e estimulantes para produção. A vaca deve produzir este leite apenas através da ingestão oral voluntária, não podendo, então, ser administrado nada forçadamente”, salienta.
O presidente da Gadolando lembra que os produtores que participam do concurso leiteiro têm muito conhecimento e vão dosando e oferecendo comida a essa vaca, para que possibilite a ela ter uma bela produção leiteira através do oferecimento de forragens, rações equilibradas e bastante água de qualidade. “É sempre um momento tenso, pois as disputas muitas vezes são definidas por diferença de gramas. Mas volto a dizer, mesmo aquela vaca que não participa do concurso leiteiro, muitas vezes é muito leiteira e muito boa, e isso se vê na pista de conformação”, frisa.
Para Tang, uma vaca para ter uma ótima produção, precisa ter um sistema mamário com tamanho adequado ao seu corpo, não pode ter um úbere muito baixo, tem que ter tetos bem colocados para que possa facilitar a ordenha. “Hoje, essa ordenha é mecânica, seja por ordenhadeiras de canos ou até robotizadas. Assim sendo, o nosso concurso leiteiro também é feito na nossa ordenha mecânica, que está instalada junto ao nosso pavilhão do gado leiteiro”, ressalta.
De acordo com o dirigente, outra característica observada é que, além de ter um sistema mamário de alta produção, é sua capacidade digestiva. “Ela tem que ter reserva digestiva, tem que ter função orgânica e uma conformação adequada para esta produção. Então, elas realmente são vacas com tamanho médio, mas com esse sistema mamário exuberante e bastante profundidade corporal. Vocês vão poder ver que são vacas que geralmente tem uma abertura muito boa para poder armazenar alimento e trabalhar esse alimento para transformar-se em leite”, afirma.
O dirigente da Gadolando reforça também que nas grandes produtoras são verificadas uma junção de genética, conformação, capacidade de ingestão. “O produtor entra com a qualidade do alimento que ele oferece para ela ingerir, e ela entra também com o temperamento, docilidade, para fazer tudo isto diante de um público. Então, você, quando vê uma campeã do torneiro leiteiro, saiba que isto é trabalho de anos e anos e que não é tão simples assim. Isto também vale quando se faz uma campeã leiteira”, finaliza.