Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 05 de junho de 2018.
Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 04/06/2018.
Alterada em 05/06 às 10h35min
COMENTAR | CORRIGIR

Pagar em dinheiro é coisa do passado

Praticamente todas as transações são feitas pelo aparelho celular

Praticamente todas as transações são feitas pelo aparelho celular


THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
Pequim

Sabe o QR Code, a "evolução" do código de barras, que não vingou no Brasil? Aqui na China vale dinheiro, mesmo. Pagar em dinheiro não é comum em Pequim, e tampouco cartão de crédito ou débito. O QR Code é a forma de pagamento predominante por aqui. Em certas ocasiões, você é visto como extraterrestre e é alvo de olhos arregalados ao pagar com notas (quando fui pagar um corte de cabelo com dinheiro, o barbeiro deu dois passos para trás), o que faz você se sentir um criminoso.
Em algum locais, eles simplesmente não vendem se você não tiver o dinheiro exato, porque não há troco. Aqui, praticamente tudo se paga com o celular, com aplicativos vinculados a sua conta bancária, como Ali Pay (do conglomerado Alibaba) ou pelo WeChat (versão chinesa - e melhorada - do WhatsApp).
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o repórter está participando de um intercâmbio no gigante asiático. No blog Conexão China, apresentará, além de informações econômicas e políticas da segunda maior economia do mundo, também curiosidades culturais e gastronômicas, dicas de turismo e como é o cotidiano da vida em Pequim.