A prefeitura de Porto Alegre divulgou que na manhã desta terça-feira (29) 24 postos teriam combustíveis com capacidade de abastecimento. No entanto, motoristas que estão indo aos locais com base na lista encontram muitos sem previsão de ter o combustível.
Reportagem do Jornal do Comércio percorreu alguns estabelecimentos da lista nesta manhã e constatou que em alguns deles não havia garantia de suprimento e outros estavam abastecendo apenas veículos oficiais, como os da segurança pública.
Já a assessoria de imprensa da prefeitura alegou que os postos que dizem não estar vendendo é porque já teriam esgotado o fornecimento. Um dos locais que gerou reclamação de clientes de que não teria gasolina fica na rua José de Alencar com avenida Getúlio Vargas. A assessoria justificou que houve erro na divulgação do número do local. O posto fica na avenida Getúlio Vargas, 1737, na mesma área.
A lista dos postos está sendo liberada pelo Gabinete de Crise criado pelo município e que fica no Centro Integrado de Comando do Município (Ceic). Outros 60 locais devem receber combustível ao longo do dia, segundo a assessoria. O Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do RS (Sulpetro-RS) não confirmou a lista divulgada pela prefeitura e diz que está em contato com o gabinete de crise formado pelo Estado.
Um acordo com os proprietários dos estabelecimentos determina que, a partir desta terça-feira (29), cada consumidor poderá adquirir até R$ 100,00 nos postos que tiverem combustível. “Garantimos primeiro atender os serviços essenciais da prefeitura, os hospitais públicos e privados. Agora estamos buscando atender as necessidades do consumidor em geral”, afirmou o prefeito Nelson Marchezan Júnior.
No início da manhã, a EPTC já relatava filas bastante extensas em postos da Capital. A Avenida Silva Só, no sentido bairro/centro e a Protásio Alves, nos sentidos centro/bairro próximo ao Hospital de Clínicas e bairro/centro, próximo a avenida Carlos Gomes, apresentavam trânsito carregado em função dos veículos em espera para abastecer.
Em Porto Alegre, conforme o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Rio Grande do Sul (Sulpetro), existem 280 postos. Destes, 72 devem estar com atendimento normalizado até a quinta-feira (31), de acordo com o secretário de Segurança, Kleber Senisse.
Veja a lista de postos com combustível disponível:
- Alicar - Av. Bento Gonçalves, 4937
- Posto Pódium – Av. Dom Pedro II, 1046
- Posto Garoupa - Av. Assis Brasil, 8703
- Posto Dico - Av Farrapos, 265
- Posto SIM - Av São Pedro, 55
- Posto Buffon - Av Ipiranga, 2797
- Posto BR 3 - Av Antônio de Carvalho, 1585
- Posto Tonatto - Av Cristóvão Colombo, 2455
- Posto Ceará - Av. Ceará, 1096
- Posto 3A - Juca Batista, 3720
- Posto Universitário - Av Getúlio Vargas, 1066
- Posto SIM - Av Ipiranga, 999
- Posto Antônio de Carvalho, 1585
- Posto da Rota da Protásio Alves - Av. Protásio Alves, 9756-9798
- Posto Dioga - Av Wenceslau Escobar, 2898
- Posto AM/PM - Av Silva Só, 371
- Posto Jardim Itália - Av Sertório, 3770
- Posto Fauri - Av Nilo Peçanha, 95
- Posto Gaudérios - Av Sertório, 1700
- Garagem Fórmula 3 - Av João Wallig, 735
- Posto Phoenix - Av Francisco Silveira Bitencourt,1955
- Posto AM/PM - Av Baltazar de Oliveira Garcia, 845
- Posto Shell - Av Getúlio Vargas, 1737
- Posto SIM Fiergs - Av Assis Brasil, 8207