Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Turismo

- Publicada em 20 de Maio de 2018 às 21:29

Brasil se destacou na realização de eventos de negócios em 2017

País é o único sul-americano a fazer parte do ranking internacional

País é o único sul-americano a fazer parte do ranking internacional


/MINISTÉRIO DO TURISMO/DIVULGAÇÃO/JC
O Brasil é o país da América do Sul que mais realiza congressos segundo estudo da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, em inglês). O País é o único sul-americano no ranking dos 20 principais destinos em número de reuniões organizadas em 2017, ocupando a 16ª posição. O número comprova o potencial brasileiro como destino de negócios na América do Sul.
O Brasil é o país da América do Sul que mais realiza congressos segundo estudo da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, em inglês). O País é o único sul-americano no ranking dos 20 principais destinos em número de reuniões organizadas em 2017, ocupando a 16ª posição. O número comprova o potencial brasileiro como destino de negócios na América do Sul.
O relatório da ICCA também mostrou que 2017 foi o ano com maior número de eventos catalogados pela entidade. No mundo, foram registradas 12.558 reuniões rotativas de associações internacionais, sendo 346 a mais que 2016. Entre os principais receptores de congressos e convenções estão países de América do Norte, Europa e Ásia. Estados Unidos lideram o ranking, seguidos por Alemanha e Reino Unido.
"Somos muito conhecidos como um destino de lazer, mas queremos ser cada vez mais reconhecidos como destino de negócios. E, para que isso aconteça, temos investido fortemente na construção e ampliação de centros de convenções por todo o Brasil", explicou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
O documento anual de classificação de países e cidades da ICCA é a comparação global mais respeitada do desempenho dos destinos na atração eventos internacionais. Ele abrange um segmento restrito da indústria de reuniões, incluindo encontros de associações que alternam entre pelo menos três países, tendo, ainda, comprovação de pelo menos 50 participantes e sendo realizados regularmente.
A ICCA também identificou uma tendência de 50 anos de crescimento exponencial no número de reuniões de associações, pois a estimativa dobrou a cada 10 anos, representando o fortalecimento desse mercado.
Segundo levantamento do Ministério do Turismo divulgado na sexta-feira, 15,6% dos turistas internacionais que estiveram no Brasil em 2017 vieram motivados por negócios, eventos ou convenções. Os principais destinos foram: São Paulo (44,4%), Rio de Janeiro (23,6%), Porto Alegre (4,2%), Curitiba (4,1%), Brasília e Campinas (com 3,3% cada).
A Associação Internacional de Congressos e Convenções representa os principais fornecedores mundiais no manuseio, transporte e acomodação de reuniões e eventos internacionais, e inclui mais de 1,1 mil empresas e organizações associadas em quase 100 países em todo o mundo.

Turistas estrangeiros aprovam destinos brasileiros

Viajar para o Brasil superou ou atendeu plenamente as expectativas de 88,3% dos turistas internacionais que desembarcaram no País em 2017. O resultado foi revelado por um estudo do Ministério do Turismo. Trata-se do maior índice desde 2013. A experiência positiva fez 95,6% dos entrevistados terem a intenção de retornar ao País. Segundo o levantamento, o Brasil recebeu 6.588.770 turistas internacionais, recorde histórico, superior, inclusive, aos números obtidos na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos.
As categorias de infraestrutura e serviços turísticos com melhor avaliação dos visitantes foram hospitalidade (98,1%), alojamento (96,4%), gastronomia (95,7%) e restaurantes (95,5%). Todos os critérios analisados tiveram mais de 70% de aprovação.
Atualmente, segundo a Demanda Turística Internacional, os vizinhos da América do Sul são os que mais têm aproveitado o Brasil. Dos 6.588.770 turistas internacionais em 2017, 62,4%, ou 4.112.327, eram sul-americanos. Os argentinos seguem encabeçando a lista dos maiores emissores de turistas para o Brasil, com 2.622.327, um crescimento de 14% em relação a 2016. O segundo lugar fica com os Estados Unidos (475.232), seguidos de Chile (342.143), Paraguai (336.646) e Uruguai (328.098).
Por conta da proximidade do Brasil com os países da América do Sul, quase metade dos turistas - 2.017.264 (49%) - escolheram as vias terrestres para cruzar as fronteiras. Apenas entre os residentes do continente sul-americano a via terrestre supera a aérea - 1.996.669. Nos demais continentes, a preferência pelo transporte aéreo é muito superior às demais vias de acesso ao País, tendo sido a escolha de 63,5% dos viajantes. O litoral brasileiro segue sendo o grande atrativo para os estrangeiros. Apenas os meses de janeiro, fevereiro e março do ano passado concentraram 38,5% de todos os turistas vindo de outros países.

Trem do Vinho apresenta noite com temática italiana

Passeio a bordo da Maria Fumaça ocorrerá no dia 2 de junho

Passeio a bordo da Maria Fumaça ocorrerá no dia 2 de junho


GIORDANI TURISMO/DIVULGAÇÃO/JC
Um resgate cultural e histórico marca o Filó do Trem, a bordo da Maria Fumaça - Trem do Vinho, em Bento Gonçalves, região Uva e Vinho, da serra gaúcha. O passeio acontece no dia 2 de junho, às 18h40min e às 21h, e leva o visitante a uma viagem no tempo, com a possibilidade de conhecer, vivenciar e participar de um legítimo filó da cultura italiana.
"O filó é um resgate, uma volta ao passado de quando as pessoas se reuniam na casa de uma família, dialogavam, compartilhavam a comida, faziam trabalhos manuais, cantavam, contavam histórias, buscavam forças para superar as dificuldades e comemoravam as conquistas", explica Susana Tercila Giordani, descendente de italianos e diretora da Giordani Turismo, empresa responsável pelo passeio.
O Filó do Trem inclui visita ao Parque Temático Epopeia Italiana; viagem de trem - passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa -; degustação de vinho, espumante, suco de uva; e cardápio típico, com polenta mole com molho, salame, queijo, copa e pão. Artistas e músicos fazem apresentações e integração dos passageiros nas paradas das estações férreas e dentro dos vagões durante o percurso de 23 quilômetros, com aproximadamente 2 horas de duração. O ingresso custa R$ 168,00 por pessoa. Mais informações pelo telefone (54) 3455-2788 ou no site www.giordaniturismo.com.br.