Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Empresários & Cia

- Publicada em 03 de Junho de 2018 às 22:19

Instituto Cervantes fecha importantes parcerias

Luis Martín Carretero e José Vicente Ballester Monferrer

Luis Martín Carretero e José Vicente Ballester Monferrer


/JOÃO GONÇALVES/DIVULGAÇÃO/JC
O Instituto Cervantes de Porto Alegre - órgão oficial do governo da Espanha, referência no ensino do idioma espanhol e difusor da cultura hispânica - fechou, recentemente, importantes parcerias com instituições gaúchas.
O Instituto Cervantes de Porto Alegre - órgão oficial do governo da Espanha, referência no ensino do idioma espanhol e difusor da cultura hispânica - fechou, recentemente, importantes parcerias com instituições gaúchas.
Os acordos de parcerias foram realizados com a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e com o Centro Espanhol de Porto Alegre, com a presença do diretor do Instituto Cervantes José Vicente Ballester Monferrer.
"As parcerias têm como objetivo promover a interação entre as instituições, estreitar laços e facilitar o acesso à língua e à cultura espanholas", explica Monferrer. Entre os benefícios estão descontos em matrículas, facilidades para os membros se inscreverem, ajuda na divulgação dos cursos e facilitação para utilização da biblioteca e de instalações do Instituto Cervantes.
O Centro Espanhol de Porto Alegre é uma associação civil de direito privado, de fins não econômicos, de natureza associativa e cultural, formado em 13 de setembro de 1994 pela união da Sociedad Española de Socorros Mútuos de Porto Alegre, fundada em 1 de agosto de 1893, e da Casa de España, fundada em 24 de maio de 1953.
Já a Abracom é a entidade representativa das empresas que prestam serviços de gestão de relacionamentos estratégicos de comunicação. Tem, atualmente, associados em 22 estados e no Distrito Federal, que atuam nas áreas de diagnóstico e planejamento de comunicação e relacionamento com públicos estratégicos, como imprensa, investidores, governos, organizações não governamentais, funcionários, colaboradores e fornecedores, utilizando ferramentas das relações públicas.
"Com mais de 70 centros, presentes nos cinco continentes, o Instituto Cervantes é a instituição oficial do governo da Espanha para a promoção da língua espanhola e da cultura hispânica no mundo. No Brasil, está presente em oito cidades", informa o coordenador acadêmico do instituto, Luis Martín Carretero.
A sede de Porto Alegre abriu suas portas no ano de 2007. Referência no ensino do espanhol , o Cervantes POA oferece cursos de espanhol, seminários para professores, diversos eventos culturais e conta com uma biblioteca aberta ao público.
Mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo (40 milhões só nos Estados Unidos) têm o espanhol como língua materna, sendo que outros tantos o estudam como segundo idioma. A língua tornou-se a quarta mais falada no mundo, superada apenas por inglês, mandarim e o hindu. Além disso, ela é a segunda língua mais usada nos negócios, e as tendências indicam que, para o ano 2050, serão 800 milhões de pessoas falando esse idioma no mundo.
O idioma espanhol também tornou-se um dos principais veículos de comunicação nos meios diplomáticos, no comércio, nas competições esportivas, no turismo, nos encontros de líderes políticos mundiais, nos congressos sobre ciência, entre outros.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO