Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 03 de maio de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 04/05/2018. Alterada em 03/05 às 21h31min

Lutzenberger e a Celulose I

LETÍCIA VARGAS/DIVULGAÇÃO/JC
A transformação de uma empresa poluidora em uma corporação com outra atitude é um exemplo de cuidado com o meio ambiente. Tudo começou em 1982, com o ambientalista José Lutzenberger, que visitou a então Riocell, em Guaíba, para conhecer o projeto da própria fábrica para recuperar os resíduos industriais. Hoje, a empresa Vida Desenvolvimento Ecológico, fundada por Lutz, é contratada pela CMPC para cuidar da destinação dos resíduos industriais sólidos.

Lutzenberger e a Celulose II


ELSON SEMPé pedroso/CMPA/JC
Depois de conhecer o projeto da Riocell, Lutzenbeger participou ativamente de todo o processo de "limpeza". A foto acima mostra Horto Vida, em Barra do Ribeiro. A foto ao lado mostra uma de suas últimas conferências públicas - ele faleceu em 2002 -, que aconteceu na Semana do Meio Ambiente, em junho de 2001, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Ao lado do ecologista está o então jovem vereador Beto Moesch (PP).
 

A história de Simba

No balanço do verão, a Triunfo Concepa registra uma história curiosa de um gatinho que estava na freeway e que, assustado com o movimento, se alojou debaixo do capô de um carro. Os funcionários da concessionária levaram uma hora e meia para retirá-lo, e foi preciso tirar as rodas do veículo para evitar que ele se machucasse. O final feliz: ele foi batizado de Simba e adotado por uma usuária.

Rigotto se move

Nesta sexta-feira e sábado, o PMDB gaúcho percorre o Estado para mobilizar dirigentes e militantes para os desafios da campanha eleitoral de 2018. O roteiro começa em Santana do Livramento. No sábado, o destino é Rosário do Sul. O ex-governador Germano Rigotto estará presente e conta com o apoio dos 1.174 edis da Associação dos Vereadores do PMDB para a sua pré-candidatura ao Senado.

Esbulho coletivo

Há tempos, a página registrou ação preventiva de proprietários de imóveis contra o "esbulho possessório", ato de invadir imóveis urbanos ou rurais. Pois pode virar lei. O líder tucano na Câmara dos Deputados, Nilson Leitão, comanda a articulação para acelerar a tramitação do seu projeto que cria o "esbulho possessório coletivo".

Homenagem a José Néri


ÁRIMA CORLETTO/DIVULGAÇÃO/JC
A sessão plenária da Assembleia Legislativa de quinta-feira homenageou os 53 anos da PGE, durante Grande Expediente do deputado Gabriel Souza (PMDB). O deputado Frederico Antunes (PP) presidiu os trabalhos e recebeu com saudação e reverência o ex-ministro do STF José Néri da Silveira. Gaúcho de Lavras, este foi, em 1965, o primeiro consultor-geral do Estado, hoje denominado procurador-geral do Estado.
 

FAT internacional

A Força Sindical divulgou nota em que diz ser absurda a aprovação pelo Congresso Nacional de um remanejamento de R$ 1,6 bilhão para pagar dívidas da Venezuela e de Moçambique. "Esse dinheiro será tirado do FAT, no programa seguro-desemprego", protesta a entidade. Tem razão a Força. A não ser que o FAT possa ser entendido como Fundo de Amparo ao Trabalhador da Venezuela e Moçambique.

Miúdas

  • ESQUINA da Padre Chagas com Hilário Ribeiro só tem uma placa de "Pare", e quase escondida.
  • FORASTEIROS que não sabem que a Hilário é preferencial cruzam a Padre Chagas direto. Mais sinalização seria de bom alvitre.
  • COISA irritante é lotação que trafega fora da faixa da esquerda e ignora acenos frenéticos dos usuários.
  • AZUL terá 1,2 mil voos extras no inverno. Em Porto Alegre, companhia terá novas ligações diretas para Rosário e Córdoba (Argentina).

Finais

  • OTELMO Albino Drebes, presidente da Lojas Lebes, recebe, no dia 8/19h, a Comenda Porto do Sol da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
  • AUXILIADORA Predial vai colocar hoje à venda mais de 40 mil imóveis durante o Feirão da Caixa.
  • BANCO de Sangue do Hospital São Lucas da Pucrs está necessitando, com urgência, de doações de sangue, de todos os tipos.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia