Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 08 de Abril de 2018 às 18:47

Carli faz no último lance, Gatito pega dois pênaltis e Botafogo fatura o Carioca

Agência Estado
Com muito drama, emoção e gol no último lance da partida, o Botafogo derrotou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, levou a decisão para os pênaltis e, com atuação decisiva do goleiro paraguaio Gatito Fernández, que defendeu duas cobranças, encerrou um jejum de cinco anos sem título do Campeonato Carioca.
Com muito drama, emoção e gol no último lance da partida, o Botafogo derrotou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, levou a decisão para os pênaltis e, com atuação decisiva do goleiro paraguaio Gatito Fernández, que defendeu duas cobranças, encerrou um jejum de cinco anos sem título do Campeonato Carioca.
Em campo, o jogo foi nervoso, muito truncado e com poucas chances de gol, muito em função da boa marcação vascaína, que conseguiu segurar as investidas botafoguenses mesmo após ficar com um a menos no final do primeiro tempo, quando Fabrício foi expulso por entrada dura na panturrilha de Luiz Fernando, mas não contava com o faro de artilheiro do zagueiro Joel Carli.
Com direito a muito drama e emoção, o argentino foi ao ataque e, em lance de oportunismo, pegou rebote dentro da área e chutou rasteiro no meio do gol para marcar aos 49 minutos o gol que levou a decisão às penalidades.
Nas cobranças, brilhou a estrela de Gatito Fernández, que viu o seu companheiro Rodrigo Pimpão parar no uruguaio Martín Silva, mas defendeu as cobranças de Werley e Henrique e saiu em direção à torcida para comemorar o 21º título estadual do Botafogo. Com 34 taças, o Flamengo é o maior campeão, seguido por Fluminense, com 31, e Vasco, com 24.
O título é o primeiro de Alberto Valentim em sua curta carreira de técnico. Depois de deixar o Palmeiras no começo da temporada, ele chegou neste ano em situação difícil - após eliminação logo na primeira fase da Copa do Brasil - e arrumou o Botafogo, que, antes de sagrar-se campeão carioca, eliminou o Flamengo na semifinal.
Embaixador do Campeonato Carioca, Pelé não compareceu à decisão. O Rei do Futebol entregaria a taça ao campeão após a final neste domingo, no Maracanã, mas não apareceu em razão de dores lombares que o impediram de viajar até o Rio de Janeiro.
O primeiro tempo da decisão foi pautado pelo equilíbrio. Como acontece em grande parte das finais no futebol brasileiro, o jogo foi truncado e houve poucas chances de gol. Quem chegou mais perto de tirar o zero do placar foi o Vasco.
Sem se apoiar na vantagem conquistada na primeira partida, o time do técnico Zé Ricardo teve dois bons lances para abrir o placar com Yago Pikachu. Na primeira, Gatito Fernández defendeu o chute de fora da área e o vascaíno não conseguiu concluir em direção ao gol na segunda tentativa.
A leve superioridade vascaína foi desmontada aos 36 minutos, quando Fabrício deu uma entrada dura na panturrilha de Luiz Fernando e foi expulso. O lateral-esquerdo recebeu o vermelho direto pelo pisão que tirou o atacante botafoguense, melhor em campo, do jogo. Em seu lugar, Alberto Valentim colocou Rodrigo Pimpão. Após a expulsão, o time melhorou na partida, mas não o suficiente para pressionar o rival.
Alberto Valentim arriscou e gastou logo no intervalo as duas substituições que tinha. Colocou Gilson na vaga de Moisés, que passou mal e teve de ser abanado, e mandou o centroavante Kieza no lugar do volante Marcelo. Zé Ricardo respondeu colocando o zagueiro Werley na vaga do lateral-direito Rafael Galhardo.
Como esperado devido à necessidade de o Botafogo vencer, o jogo virou ataque contra defesa e o Vasco, com cautela, tentou sair nos contragolpes quando deu. Apesar de ter muito mais posse de bola, o time de Alberto Valentim não conseguia furar o ferrolho vascaíno. Brenner chegou perto em desvio dentro da área, mas Martin Silva fez bela defesa.
Nos minutos finais, os zagueiros botafoguenses foram para a área e quando a torcida do Vasco já estava pronta para gritar "é campeão", Joel Carli pegou rebote dentro da área e chutou rasteiro, no meio do gol, para fazer, aos 49 minutos, o gol inacreditável àquela altura que levou a decisão para os pênaltis.
Nas cobranças, entre Gatito Fernández e Martín Silva, dois especialistas em pegar pênalti, melhor para o botafoguense, que viu o seu companheiro Rodrigo Pimpão errar, mas defendeu os chutes de Werley e Henrique e deu o 21º título do Campeonato Carioca ao Botafogo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO