Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 02 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Infraestrutura

Not�cia da edi��o impressa de 03/04/2018. Alterada em 02/04 �s 20h09min

Usina de Itaipu tem melhor trimestre da hist�ria

Pela primeira vez, a usina de Itaipu produziu quase 10 milhões de megawatts-hora (MWh) em um único mês, garantindo a março de 2018 o recorde mensal de geração nos quase 34 anos de operação da hidrelétrica, com 9.879.972 MWh.
As boas condições hidrológicas e uma coordenação refinada no planejamento hidroenergético entre Itaipu, Operador Nacional do Sistema (ONS), Ande (estatal paraguaia), Furnas e Copel permitiram ainda outro feito: o melhor trimestre histórico da usina, com 27.940.584 MWh gerados de janeiro a março deste ano. A alta performance é resultado principalmente de projeto e construção bem consolidados, somados à operação e manutenção de qualidade.
A produção do mês de março seria suficiente para atender à demanda de energia do estado do Paraná por quatro meses ou de todo o Brasil por sete dias. A do trimestre seria suficiente para atender ao consumo do estado de São Paulo por três meses.
O diretor técnico executivo, Mauro Corbellini, atribui os dois recordes ao esforço das "valorosas equipes da área, que estão sempre empenhadas em fazer o melhor possível".
Nos últimos quatro meses, a hidrelétrica quebrou o recorde de geração mensal três vezes: dezembro de 2017, com 9.257.670 de MWh; janeiro de 2018, com 9.532.068 MWh; e agora, em março de 2018, com 9.879.972 MWh.
De acordo com a Superintendência de Operação da usina, os números de 2018 são ainda mais significativos levando-se em consideração que a Itaipu vem trabalhando em vários projetos estruturantes para colocar em prática a modernização das unidades geradoras.
"A continuar nesse ritmo, Itaipu poderá colocar 2018 entre as cinco melhores marcas anuais de produção de energia", afirmou o superintendente de Operação, Celso Torino.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia