Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 29 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 30/04/2018. Alterada em 29/04 às 19h23min

Uma casa portuguesa com certeza

MARCELO BELEDELI/ESPECIAL/JC
O dono desta casa criou uma maneira inteligente e esteticamente muito interessante para chamar a atenção. Fica na rua Olavo Bilac perto da Lima e Silva, na Cidade Baixa. A fachada mostra cenas de Lisboa, Portugal, dando uma noção de profundidade que não é fácil de obter. Forçando a barra, dá para dizer que se trata de Lispoa. Que bom seria se outros proprietários de imóveis fizessem algo semelhante.

Uma guerra longa

A batalha entre castelistas e legalistas pelo nome da avenida ainda não terminou. Recorde-se que a primeira tentativa de mudar para "Avenida da Legalidade" não foi aprovada, então aduziram "Democracia", o que tornou a denominação quase tão comprida quanto sua extensão. Talvez aduzindo "Avenida da Legalidade e Democracia Republicana" cole. Aí já entra na freeway.

Concessão de estrada

O governo do Estado planeja fazer a primeira concessão de estrada ainda neste ano. Provavelmente, será a RS-324, de Passo Fundo a Nova Bassano. A informação é do chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú, na entrevista especial desta edição.

Solução social para uns...

Quando e se for aprovada uma reforma tributária, digamos aí por 2050, um dos pontos que deverão ser discutidos é a necessidade de incluir camelôs e ambulantes que não ambulam em algum tipo de pagamento de impostos em alíquota pequena que seja. Porque, como está, é uma tremenda injustiça. Ah, mas é um problema social, dizem.

... problemas para outros

De fato, é um problema social - para o comércio formal. Resolveram o problema social dos informais e até dos estrangeiros, mas os nativos que pagam impostos municipais, estaduais e federais mais aluguel, luz, água, funcionários e encargos sociais, entre outros, e sentem a concorrência plantada na frente das suas lojas, esses têm zero direitos.

O cara da caixa

O homem mais perigoso para seus companheiros é aquele que foi traído ou que se julga traído pela companheirada. Se o ex-ministro Antonio Palocci tiver provas do que sabe ou diz saber, o triplex de Guarujá e as outras cinco ou seis acusações que pesam contra Lula serão um traque perto do que vier - comprovadamente - a lume.

A arena da Serra

Gramado terá uma arena até 2020. A Fepam já liberou licença para o início das obras da Arena Gramadense, localizada em cinco de 15 hectares, a 150 metros da RS-235. Custará R$ 11 milhões, incluindo construção de arquibancadas, alojamentos, estacionamento e estrutura de apoio.

Semana boa

Pensando bem, a semana passada teve uma série de boas notícias. Além da cúpula entre as duas Coreias com promessas de sucatear o parque atômico da Coreia do Norte, terminou o desvio da avenida Farrapos pela 25 de Novembro. Agora, dá para ir reto. Deus existe.

O raposão

Recapitulando: Kim Jong-un largou uma série de foguetes nucleares, fez tremer a Coreia do Sul, o Ocidente e até a parceira China. Quando parecia que o gatilho nuclear seria acionado, Kim Malvadeza virou Kim Ternura. Igual ao ACM. Fê-lo de propósito para terminar com sanções econômicas. Isso lhe garante sobrevida. Para burro ele não serve.

Miúdas

  • METRÔ de Porto Alegre foi para as calendas gregas, mas o de Salvador (BA) inaugurou a Estação Aeroporto.
  • SALVAÇÃO neste Dia do Trabalho são os mercadinhos de bairros, que trabalham sempre. Ou quase.
  • DÚVIDA é se estão organizando protestos mais pesados na terça-feira. Afinal, Lula segue preso.
  • ESTADOS Unidos registraram a primeira morte por acidente aéreo em nove anos. Uma mulher foi atingida por pedaços de turbina.

Finais

  • SONHO e dificuldades de empreender serão tema de palestra de três jovens empresários do Tá na Mesa desta quarta-feira, parceria Federasul/AJE POA.
  • UNICRED Porto Alegre arrecadou R$ 13.432,00 em jantar beneficente, que serão repassados para a Pousada Solidariedade.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia