Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 24 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 25/04/2018. Alterada em 24/04 às 20h43min

De Hannover, Alemanha...

JEFFERSON KLEIN/especial/JC
O repórter Jefferson Klein, do Jornal do Comércio, está cobrindo a Feira de Hannover e, nas suas andanças, essa intervenção artística chamou sua atenção. Automóveis de cabeça para baixo trafegando em viadutos seria uma boa forma de escapar dos congestionamentos se não fosse a Lei da Gravidade. Isaac Newton assinaria embaixo.

...para Porto Alegre, Brasil


FREDY VIEIRA/JC
Esse buraco na avenida Vicente Monteggia, na Capital, está longe de ser uma intervenção artística, mas, nem por isso, deixa de chamar a atenção dos motoristas. E por causa da mesma Lei da Gravidade, quem por ele passa corre o risco de ter seu carro seriamente danificado. A "intervenção" é para mostrar que o IPVA deveria servir para tapá-lo.
 

Briga antiga

A discussão em torno do Cadastro Positivo, ou sua falta, é de exasperar. Agora é a suspeita de fim do sigilo bancário. Com potencial de reduzir os juros bancários para os que se incluem na faixa de bons pagadores de forma sistemática, isso já era algo que se buscava antes de 2000. Neste ano, foi até realizado um congresso nacional para acelerar sua implantação. Presidia o evento o gaúcho Ricardo Malcon.

Comida perfumada

O uso de flores na gastronomia parece mesmo ser uma tendência universal. Um casal de mineiros cultiva lavandas na Linha Carahá, na Serra das Hortênsias. Ele está na Festa da Colônia de Gramado para mostrar todo o processo de desfolhamento, secagem e seleção até obter o produto final.

Desânimo

A Consultoria Oxford, especialista em Brasil no exterior, enviou seus especialistas ao País munidos de termômetros, por assim dizer. A temperatura está alta, especialmente com relação ao desânimo. Em decorrência, é grande o número de pessoas que querem ou gostariam de sair do Brasil. Bom, esse sentimento chega a ser palpável.

Por falar em sair...

...em tempos idos, quando algum filho comunicava aos pais que pretendia sair do Brasil, erguia-se um muro de lamentações com a infausta notícia. Hoje, não só o incentivam como dizem que, se pudessem, iriam junto.

Lula lá

Custa muito caro, segundo a Polícia Federal de Curitiba. Com os gastos com a segurança normais mais os extras, o custo do preso mais famoso do País já é de R$ 150 mil e, até o fim do mês, chegará a R$ 300 mil, por isso querem que ele seja transferido. Fazendo o cálculo, o custo Lula equivale a uma suíte presidencial em um hotel cinco estrelas.

Mano Joesley

Assim como a natureza abomina o vácuo, o noticiário político não consegue ficar mais que alguns dias sem uma novidade paralela na Lava Jato. O mano Joesley Batista entregou mais documentos, que já arrepiam os cabelos da nuca de políticos e partidos. Só organizar este e os arquivos anteriores deve ter tomado boa parte do seu tempo. E quem cuidava da lojinha?

História política

A Câmara Municipal de Porto Alegre iniciou ontem o ciclo de aulas magnas Grandes Temas da História Política, com conferência do historiador Voltaire Schilling. O ciclo vai até outubro, com palestras de Sergius Gonzaga, Fernando Schüler e Lênio Streck. O presidente do Tribunal Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Carlos Eduardo Thompson, fecha o ciclo, no dia 23 de outubro.

Miúdas

  • MINISTRO Luiz Fux (STF/TSE) disse que candidato que vencer com fake news pode ter eleição anulada.
  • QUESTÃO é provar, e bem provadinho. Provavelmente, será estratégia dos candidatos adversários.
  • NO atacado vamos bem. É o quinto mês que a arrecadação federal aumenta - 4% em março.
  • ELEITOR só sabe que votou conscientemente depois das eleições. Parte se arrepende mais tarde.
  • PARA finalizar, uma frase do falecido jornalista Paulo Francis: "Nas eleições, os brutos sempre ganham".
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia