Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 19/04/2018. Alterada em 19/04 às 12h26min

Retomada do polo naval

ANTONIO PAZ/ARQUIVO/JC
Guilherme Kolling, interino
A notícia de que a Ecovix planeja retomar o Estaleiro Rio Grande teve grande repercussão na região. A expectativa é pela retomada do polo naval, que animou a economia da Metade Sul, elevando Rio Grande ao posto de 4º PIB entre os municípios gaúchos em 2011 - em 2015 já havia retrocedido para o 10º lugar. O número de empregados, que foi superior a 10 mil trabalhadores, também despencou nos últimos anos. Confira mais detalhes do que pode acontecer na reportagem de Jefferson Klein.

Audiência com Sartori

Lideranças locais, prefeito, vereadores, empresários e trabalhadores estão mobilizados para uma audiência com o governador José Ivo Sartori (PMDB), que deve ocorrer na próxima segunda-feira. A pressa se justifica, porque a data que pode mudar o cenário é 26 de abril, quando o Tribunal de Justiça decide sobre futuro da recuperação judicial da Ecovix, que fala em gerar 600 empregos na largada.

Obras incompletas

A gora é lei. Está proibido inaugurar obras inacabadas em Porto Alegre. A matéria passou pela Câmara Municipal. Ontem, os vereadores derrubaram o veto do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). O tema ficou em segundo plano na sessão por causa da regulamentação do transporte por aplicativos. Matéria na página 20.

Compliance


FREDY VIEIRA/JC
O que pode ter em comum uma empresa familiar do interior do Estado, uma cooperativa médica e empresas multinacionais do agronegócio e da tecnologia? A preocupação em não se envolver em escândalos de corrupção. Uma expressão até pouco tempo desconhecida é cada vez mais comum no ambiente de negócios: compliance. Esse foi o tema em debate no Tá na Mesa da Federasul ontem. Participaram representantes da Siemens, AGCO, Unimed Porto Alegre e Mercur. Na foto, em primeiro plano, Reynaldo Goto, da Siemens.
 

Contêineres para lixo seco

A prefeitura de Porto Alegre prepara projeto-piloto para a instalação de contêineres de resíduos recicláveis. A informação é do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em resposta à provocação da coluna, sobre o problema do descarte de lixo seco junto aos contêineres para lixo orgânico e rejeito.

Em Porto Alegre

A previsão do DMLU é que o estudo para verificar a viabilidade da ação fique pronto até o fim do ano. Enquanto isso, a prefeitura informa que foi ampliada para três vezes por semana a coleta seletiva nos 19 bairros atendidos pelos contêineres de resíduos orgânicos. Ou seja, a população deveria esperar o caminhão ao invés de depositar o lixo seco ao lado dos recipientes.

Bom exemplo

Os leitores seguem opinando, apontando problemas e bons exemplos. No município de Montenegro, a colocação de um contêiner para resíduos orgânicos e outro para recicláveis resolveu a situação. Na Capital, mais queixas: uma delas é sobre a localização de um recipiente na esquina da rua Fabrício Pilar com Lucas de Oliveira, onde ocorrem vários acidentes de trânsito, segundo relatos, o que teria piorado após a instalação do contêiner que prejudica a visão dos motoristas no cruzamento.

Destaque na arte

Duas gaúchas estão entre os vencedores do Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte: a professora do Instituto de Artes da Ufrgs Icleia Cattani foi destacada no Prêmio Mário de Andrade (trajetória de crítico filiado ou não) e a artista Zoravia Bettiol é uma das três profissionais homenageadas do ano. A premiação reconhece pessoas que contribuíram para as artes visuais em 2017. O troféu será entregue em maio em São Paulo.
 

Reunião do aço

O diretor executivo de vendas da Usiminas, Rinaldo Machado de Almeida, será o palestrante da reunião-almoço da Associação do Aço do Rio Grande do Sul hoje, às 12h30min, na nova sede da entidade fica na avenida Severo Dullius, 2.125, em Porto Alegre.

Tramandaí

A prefeitura de Tramandaí oficializará hoje uma grande regularização fundiária. Serão 1.200 lotes de uma só vez. Durante a solenidade, serão entregues os primeiros 58 títulos de legitimação de posse. A ideia é finalizar o processo até o fim do ano.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Sergio 19/04/2018 10h05min
O Fernando Albrecht sempre demonstrou sua preocupação com o começo da obras de revitalização do nosso cais do porto. Apoiei e continuo apoiando, com geração de centenas de empregos, reaproveitamento pela população desse lindo local, mas tinha que ter um "podre" nessa bela iniciativa, espero que não respingue no paço municipal, no Piratini e nem no EDIFICAPOA. Mas, que a iniciativa é boa ela é. Prendam os corruptos culpem os culpados se for o caso troquem as empresas mas não a abandonem.