Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 09 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 09/04/2018. Alterada em 08/04 às 19h49min

Perto de dona Eva

MARCELO G. RIBEIRO/JC
Guilherme Kolling, interino
Ainda se acostumando à rotina na Fundação Theatro São Pedro, o jornalista, crítico e professor Antonio Hohlfeldt recebeu a reportagem do Jornal do Comércio para um bate-papo. O local da entrevista não podia ser mais apropriado: em um banco próximo da gigantesca paineira localizada no pátio do São Pedro - ao pé da árvore estão as cinzas de dona Eva Sopher, falecida em fevereiro. A matéria sai amanhã no caderno Panorama.

Nostalgia

Segue repercutindo entre os leitores a notícia do fim das atividades da locadora Espaço Vídeo, tema da coluna na semana passada. Uns falam com nostalgia, lembrando do ambiente e do catálogo de filmes. Outros, que ainda a frequentavam, lamentando por não poderem mais contar com o acervo de raridades da loja no bairro Bom Fim.

Safra de renúncias

Com o fim do prazo para desincompatibilização para quem vai concorrer nas eleições, ministros, secretários de Estado, prefeitos e governadores renunciaram aos cargos no Executivo para poder disputar o pleito de outubro. São Paulo se destacou por duas baixas de peso. O prefeito da capital, João Doria (PSDB), renunciou para concorrer ao governo do Estado. E o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deixou o posto para disputar o Planalto. Alckmin, aliás, estará hoje em Porto Alegre para participar de debate de presidenciáveis no Fórum da Liberdade.

De gaúcho para gaúcho

Os novos ministros do governo Michel Temer (PMDB) tomam posse amanhã. No caso do Ministério do Desenvolvimento Social, será uma troca de gaúchos. O deputado federal Osmar Terra (PMDB) deixou o cargo e Alberto Beltrame, natural de Santa Rosa, assume a pasta.

Ações trabalhistas

Ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB) assumiu a presidência da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público na Câmara dos Deputados. Em palestra na Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), em Porto Alegre, na semana passada, ele comemorou a redução de 50% no número de ações trabalhistas após a aprovação da reforma.

Sustentabilidade é política

Fernando Gabeira na Virada Sustentável, em Porto Alegre

Fernando Gabeira na Virada Sustentável, em Porto Alegre


/Rodrigo W. Blum/Unisinos/Divulgação/JC
O desenvolvimento sustentável passa pelo acesso a serviços públicos básicos e de qualidade. Por isso, a sustentabilidade também é política pública. A análise é do jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira, que abriu, na sexta-feira, a Virada Sustentável em Porto Alegre. Gabeira falou de viagens que tem feito pelo Brasil e de problemas sociais, sobretudo os que envolvem os recursos hídricos brasileiros.

Consumo e PIB

Gabeira observa que, por muito tempo, se acreditou que o crescimento econômico estava atrelado somente ao aumento do consumo das populações. Para ele, serviços como saneamento básico devem vir antes do consumo de eletrônicos, por exemplo. E isso também contribui para a alta do PIB, aponta.

Lula e Lava Jato

Em entrevista à repórter Bruna Oliveira, Fernando Gabeira comenta a condenação e a prisão do ex-presidente Lula (PT) e a Operação Lava Jato. A reportagem e o vídeo estão no site do Jornal do Comércio.

Vice empresário...

A eleição ao Piratini vai ter um ingrediente recorrente nas últimas disputas: candidato a vice-governador empresário. O presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas e vice-presidente da Fiergs, Cláudio Bier, se filiou ao PV e será o vice na chapa de Jairo Jorge (PDT).

...nas eleições

A prática foi bem-sucedida em duas das três últimas eleições. Em 2006, Yeda Crusius (PSDB) se elegeu com o empresário Paulo Feijó (DEM) como vice. E o atual vice-governador, eleito em 2014, é José Paulo Cairoli (PSD), que, assim como Feijó, presidiu a Federasul. Cairoli deve disputar a reeleição como candidato a vice de José Ivo Sartori (PMDB).
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia