Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 06 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 05/04/2018. Alterada em 06/04 às 01h43min

O fim da Espaço Vídeo

Espaço Vídeo vai fechar - uma das últimas locadoras.

Espaço Vídeo vai fechar - uma das últimas locadoras.


/CLAITON DORNELLES/JC
Guilherme Kolling, interino
Uma das locadoras de vídeo mais tradicionais de Porto Alegre vai fechar as portas em até 60 dias. Localizada na esquina da Vasco da Gama com a Fernandes Vieira, no bairro Bom Fim, a Espaço Vídeo deixará de funcionar depois de mais de três décadas de atividade. Acesse o texto do repórter Paulo Egídio e saiba detalhes sobre as razões do fechamento.

Nostalgia

Não faz muito tempo, era comum chegar lá e se deparar com filas para retirar DVDs. Se era fim de semana com tempo fechado ou feriadão, os clientes levavam quatro a cinco filmes para assistir.

Ex-esquina cultural

A Espaço Vídeo é a segunda baixa da cena cultural do Bom Fim. Logo ao lado, funcionava a Palavraria - livraria e café, que fechou as portas há pouco mais de um ano. O point para falar de livros e filmes vai se acabar. Pelo menos por ali.

A genealogia de um buraco

Um buraco, entre os tantos que se espalham por ruas e avenidas de Porto Alegre, tem o antes e o depois. A reportagem do JC investigou as origens de um deles, situado na rua General Câmara, quase esquina com a rua Andrade Neves, coração do Centro da Capital. Ao rastrear a pequena cratera no Google Earth, veio a surpresa: em 2014 (primeira foto), não há vestígios. Em 2016 (segunda imagem), surge a fissura que, em 2017, ganharia corpo, até se tornar um buraco, sinalizado atualmente com um cone. "Ninguém toma uma atitude. A EPTC já veio aqui, que comunicou a prefeitura, e nada foi resolvido", comenta o taxista Carlos Artur Ribeiro Paim. "A gente fica olhando, corta pneu, estraga roda..."
 > Confira como o buraco afeta a vida dos motoristas:
 

O exemplo de Pequim...

Pequim vai transformar fábricas abandonadas em bibliotecas, museus, salas de cinema e galerias. O governo municipal da capital da China publicou ontem um plano para fazer melhor uso desses espaços. A informação é da agência de notícias Xinhua. A capital da China planeja reproduzir o que já foi feito na Zona de Arte 798, na região leste da cidade.

...para fábricas vazias

Pequim tem 242 fábricas antigas vazias. Entre elas, 109 já foram reformadas, e outras 26 estão em processo de reforma. Os projetos serão feitos de acordo com as diretrizes do planejamento urbano da cidade. Algumas serão transformadas em parques industriais criativos.

Camelôs no Centro

L eitor comemora a abertura de uma nova loja no Centro Histórico de Porto Alegre. Ironicamente. Trata-se, na verdade, de uma tenda instalada no meio do calçadão da avenida Otávio Rocha. O camelô está "competindo de igual para igual com o lojista da frente, os dois vendendo tênis!", observa.

Voluntários

José Alfredo Nahas, superintendente da ONG Parceiros Voluntários, vai amanhã a São Paulo, palestrar na 10ª edição do Congresso do GIFE - referência no tema investimento social privado. Vai explicar o impacto que as cerca de 400 mil organizações sociais brasileiras estão gerando na economia. No Brasil, há 20 milhões de voluntários e 1,7 milhão de empregados no terceiro setor.

Reciclagem

Diretora de Reciclagem da Braskem, Fabiana Quiroga participará da abertura da Virada Sustentável amanhã, na Unisinos, em Porto Alegre. A executiva falará sobre a atuação da empresa na área e responderá a perguntas enviadas por participantes do Conselho Comunitário Consultivo do Polo Petroquímico de Triunfo.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia