Porto Alegre, quinta-feira, 05 de abril de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
21°C
28°C
17°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,3390 3,3410 0,05%
Turismo/SP 3,2900 3,4900 0,57%
Paralelo/SP 3,2900 3,4900 0,57%
mais indicadores
| Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Cultura | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 05/04/2018. Alterada em 05/04 às 01h23min

Percepção sobre qualidade do ensino piora

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), feita em parceria com o movimento Todos Pela Educação, aponta que 26% dos entrevistados consideram o ensino no nível médio do Brasil como ruim ou péssimo.
Em 2013, quando levantamento semelhante foi realizado, o percentual era de 15%. No nível fundamental, o percentual passou de 18% para 27%. O percentual dos que consideram o Ensino Médio como ótimo ou bom caiu de 48% para 31% e no Ensino Fundamental o percentual passou de 50% para 34%.
De acordo com a pesquisa, 12% dos brasileiros acreditam que o aluno do Ensino Médio das escolas públicas está bem preparado para se inserir no mercado profissional e 23% dizem que está despreparado. A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Educação Básica foi feita pelo Ibope Inteligência e ouviu 2 mil pessoas no período entre 15 e 20 de setembro de 2017 em 126 municípios brasileiros.
Conforme os dados, aumentou de 61% para 74% o percentual dos que concordam totalmente que um ensino de baixa qualidade é prejudicial para o desenvolvimento do País. A pesquisa aponta também que 81% das pessoas concordam que o problema da educação no País podem ser atribuídos à má utilização das verbas destinadas ao setor.
Os entrevistados deram notas para as condições gerais das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. Entre 10 fatores avaliados, em uma escala de zero a 10, as notas médias variam de 3,7 a 6,3. A segurança nas escolas obteve a pior média na avaliação da população sobre as condições gerais das escolas públicas (3,7). Entre as ações apontadas para melhorar o desempenho dos alunos do ensino básico público foram apontadas as seguintes iniciativas: equipar melhor as escolas, ações para estimular a participação dos pais na cobrança por uma boa escola, ações para aumentar a segurança nas escolas e para melhorar o sistema de ensino.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Publicação propõe debate do conceito de modernidade
Pesquisa registra dores crônicas em moradores de rua
Impressão 3D ajuda no estudo de veterinária
Edital oferece incentivo a 544 grupos culturais

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo