Porto Alegre, terça-feira, 03 de abril de 2018.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
27°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,3370 3,3390 0,78%
Turismo/SP 3,2900 3,4700 0,28%
Paralelo/SP 3,2900 3,4700 0,28%
mais indicadores
| Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Cultura | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Notícia da edição impressa de 04/04/2018. Alterada em 03/04 às 23h22min

Publicação propõe debate do conceito de modernidade

"A modernidade é a vida. A faculdade do presente. O que faz das invenções do pensar, do sentir, do ver, do ouvir, a invenção de formas da vida. Eis por que pode haver um depois do modernismo, não um depois da modernidade." No livro Modernidade, Modernidade, lançamento da Editora da Universidade de São Paulo (USP - Edusp), o poeta francês Henri Meschonnic (1932-2009) traz as suas reflexões e questionamentos sobre a poética e a política da teoria que divide o tempo do homem, da arte, da literatura e da sociedade.
Reflexões que o professor Roberto Zular, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, esclarece no texto da orelha do livro, orientando a boa leitura. "Ao escapar da falácia dualista que coloca o moderno contra o antigo ou o pós-moderno contra a modernidade, Henri Meschonnic atualiza um debate fundamental para compreendermos o contínuo que faz da modernidade uma aventura ao mesmo tempo do presente e do passado, da linguagem e da história, do sujeito e da sociedade. A modernidade, que desde sempre recomeça."
Para o poeta, a modernidade é um combate que recomeça sem cessar. "É um estado nascente, indefinidamente nascente, do sujeito, de sua história, de seu sentido. Deixa, sem cessar, para trás os acomodados do pensamento, aqueles nos quais as ideias pararam, atrasaram-se e que confundem sua antiga juventude com o envelhecimento do mundo." Meschonnic ressalta que a modernidade costeia o cemitério de conceitos fósseis que nos soterra. "E que tornam surdos. Surdos ao que virá."
O questionamento de Meschonnic percorre as 360 páginas do livro. Compartilha, compara e esclarece suas dúvidas lembrando as considerações de outros pensadores. "Eis por que, seja Humboldt, seja Walter Benjamin, os que pensaram entre as categorias de seu tempo, as do descontínuo da linguagem, as do signo, em direção ao contínuo linguagem-história, se passaram - Humboldt, emblematicamente - por difíceis, quer dizer, de acordo com o sentido do mundo, impensáveis, irredutíveis, segundo as categorias do século 19, que continuam a reger o 20."
Para o professor Zular, "o pulo do gato de Meschonnic é nos colocar nesse presente sempre se fazendo que reinventa a relação com o passado e o futuro".
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Pesquisa registra dores crônicas em moradores de rua
Impressão 3D ajuda no estudo de veterinária
Edital oferece incentivo a 544 grupos culturais
Parceria incentiva ensino de ética na rede pública

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo