Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Março de 2018 às 07:32

Bolsas asiáticas fecham em alta, mas encerram 1º trimestre com fortes perdas

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (30), ajudadas pela recuperação vista ontem em Wall Street e reduzindo um pouco as perdas acumuladas ao longo de um primeiro trimestre problemático.
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta-feira (30), ajudadas pela recuperação vista ontem em Wall Street e reduzindo um pouco as perdas acumuladas ao longo de um primeiro trimestre problemático.
Liderando o movimento na Ásia, o índice japonês Nikkei subiu 1,40% hoje em Tóquio, a 21.454,30 pontos, impulsionado por ações do setor de tecnologia.
Ontem, gigantes de tecnologia dos EUA tiveram forte valorização nos mercados de Nova Iorque, revertendo parte das perdas que acumularam nos dias anteriores em meio a receios de que o setor possa vir a ser regulado com mais vigor.
Ao longo do primeiro trimestre, contudo, o Nikkei teve queda de 5,8%, seu pior desempenho em quase dois anos, à medida que as ações japonesas sofreram com a tendência de valorização do iene e temores relacionados às políticas comercial e de juros dos EUA.
Em Seul, o sul-coreano Kospi avançou 0,39%, a 2.445,85 pontos, também favorecido por papéis de tecnologia, incluindo os da Samsung Electronics (+0,4%) e da SK Hynix (+0,3%).
Na China, o segmento de tecnologia impulsionou o Shenzhen Composto, que é formado principalmente por startups com menor valor de mercado. O índice teve expressiva alta de 1,29% hoje, a 1.853,72 pontos, mas encerrou o trimestre com perdas de 2,4%. Já o mais abrangente Shanghai Composto subiu 0,26%, a 3.168,90 pontos, concluindo os primeiros três meses do ano com baixa de 4,2%, num período em que blue chips chinesas sofreram grandes correções.
O tom negativo do primeiro trimestre foi alimentado por incertezas relacionadas à determinação do presidente dos EUA, Donald Trump, de tarifar importações, num gesto que ameaça dar início a uma "guerra comercial", e por dúvidas quanto à velocidade com que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pretende elevar seus juros básicos este ano.
Também sustentado por "techs", o Taiex avançou 0,56% em Taiwan nesta sexta, a 10.906,22 pontos. Mas contrastando com outros mercados da região, o índice taiwanês acumulou ganhos de 2,5% entre janeiro e março.
Várias bolsas da Ásia e do Pacífico não operaram hoje devido ao feriado de Sexta-feira Santa. Foi o caso dos mercados de Hong Kong, Filipinas, Austrália, Índia, Cingapura e Indonésia. Com informações da Dow Jones Newswires.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO