Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 22 de mar�o de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Tecnologia

Not�cia da edi��o impressa de 23/03/2018. Alterada em 22/03 �s 21h50min

Zuckerberg quer garantir integridade das elei��es

Presidente da rede social considera pleito no Brasil e na �ndia desafios

Presidente da rede social considera pleito no Brasil e na �ndia desafios


/JIM WATSON /AFP/JC
O presidente executivo e cofundador do Facebook, Mark Zuckerberg, disse na noite de quarta-feira em entrevista à rede CNN que está comprometido em fazer tudo que for preciso para garantir a integridades das eleições de 2018. Zuckerberg citou as disputas no Brasil e na Índia, como desafios.
Ao responder a pergunta sobre como o Facebook está lutando conta a intromissão eleitoral, o cofundador da rede social destacou a atividade de robôs russos nas eleições francesas e também a proliferação de notícias falsas na eleição pelo Senado americano no estado do Alabama.
"Implantamos algumas novas ferramentas de inteligência artificial que construímos para detectar contas falsas que tentavam espalhar fake news e encontramos muitas contas diferentes vindo da Macedônia", disse.
Zuckerberg disse que muito trabalho precisa ser feito para evitar que países, como a Rússia, possam interferir nas eleições. O executivo também destacou as fake news como um problema a ser combatido.
"Há uma grande eleição na Índia este ano, há uma grande eleição no Brasil, há grandes eleições em todo o mundo. Você pode apostar que estamos realmente comprometidos em fazer tudo o que precisamos para garantir que a integridade dessas eleições no Facebook seja garantida."
O executivo reconheceu o erro de sua empresa ao acreditar na Cambridge Analytica, a consultoria política que desviou dados de usuários. Zuckerberg previu ainda que haverá uma "versão 2.0" daquilo que ocorreu na eleição de Donald Trump e que as redes sociais precisam estar atentas a esses movimentos, admitindo que em 2016 ele e sua equipe não estavam preparados.

Novas regras incluem auditorias em apps suspeitos

O Facebook anunciou seis mudan�as nas regras dos usos de aplicativos. "Essas medidas incluem agir sobre potencial abuso que tenha acontecido no passado e colocar fortes prote��es em vigor para prevenir abusos no futuro", diz o Facebook.
As modifica��es surgem ap�s o aplicativo "thisisyourdigitallife" ter capturado dados de 50 milh�es de pessoas, que foram usados para favorecer a elei��o de Donald Trump para presid�ncia dos Estados Unidos. Os dados foram manipulados pela consultoria Cambridge Analytica.
A rede social diz que ter� um padr�o mais rigoroso para que os desenvolvedores criem apps e listou seis medidas que ser�o implementadas.
O comunicado da empresa explica que a rede social colabora na cria��o de apps, para ampliar a conex�o com amigos e familiares. "Mesmo com essas mudan�as, temos visto uso abusivo de nossa plataforma e uso indevido de dados das pessoas, e n�s sabemos que precisamos fazer mais", diz o texto divulgado pela rede social.

Medidas adotadas para aumentar a seguran�a

  1. Investigação de todos os apps que tiveram acesso a grandes quantidades de informações antes da mudança feita em 2014 para reduzir o acesso a dados, além de auditoria nos apps de atividade suspeita.
  2. Informar as pessoas que foram afetadas por apps que fizeram mau uso de seus dados, como o "thisisyourdigitallife".
  3. Se alguém não usar um app por três meses o acesso será desabilitado.
  4. Mudança nos dados que um app pode pedir para logar a partir do Facebook. Apenas nome, foto de perfil e endereço de e-mail serão fornecidos.
  5. Destacar na página da rede social quais são os apps usados pelas pessoas.
  6. Recompensar quem identificar vulnerabilidades no apps.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia