Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 02 de Março de 2018 às 07:55

Bolsas asiáticas têm queda generalizada após Trump ameaçar sobretaxar aço

Estadão Conteúdo
As bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada nesta sexta-feira (2), lideradas por Tóquio, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelar planos de sobretaxar importações de aço e alumínio, gerando temores de que a iniciativa provoque uma guerra comercial.
As bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada nesta sexta-feira (2), lideradas por Tóquio, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelar planos de sobretaxar importações de aço e alumínio, gerando temores de que a iniciativa provoque uma guerra comercial.
Nessa quinta (1), Trump anunciou que planeja adotar tarifas de 25% sobre importações de aço e de 10% sobre as de alumínio, numa tentativa de proteger siderúrgicas americanas pressionadas pela concorrência externa. Com isso, ficaram temporariamente em segundo plano recentes preocupações com o ritmo do aumento dos juros básicos do Federal Reserve, ou Fed, como é conhecido o banco central americano.
No Japão, o Nikkei sofreu um tombo de 2,5% hoje, a 21.181,64 pontos, em seu terceiro pregão consecutivo de forte baixa. Ações de siderúrgicas caíram mais de 3% no mercado japonês e as montadoras também tiveram quedas expressivas.
Os negócios em Tóquio foram pressionados ainda pelo iene, que atingiu máximas em duas semanas ante o dólar durante a madrugada após o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, prever hoje que a instituição irá considerar iniciar a retirada de sua atual política de relaxamento monetário em algum momento do ano fiscal de 2019.
Na China, as perdas foram mais contidas, à espera da reunião anual do Congresso Nacional do Povo, que começa na segunda-feira e irá se estender por dez dias. O Xangai Composto teve baixa de 0,59%, a 3.254,53 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,64%, a 1.822,21 pontos.
Em Seul, capital sul-coreana, o Kospi caiu 1,04%, a 2.402,16 pontos, com a siderúrgica Posco mostrando queda de 3,6% e a montadora Hyundai perdendo 3,4%. Ontem, o mercado da Coreia do Sul não operou devido a um feriado nacional.
Na Bolsa de Hong Kong, os papéis das siderúrgicas Maanshan Iron & Steel e Angang Steel e da gigante do alumínio Chalco atingiram mínimas em várias semanas, levando o Hang Seng a terminar a sessão em queda de 1,48%, a 30.583,45 pontos. A siderurgia também pesou em Taiwan e o índice local, o Taiex, caiu 0,81%, a 10.698,17 pontos. Já em Manila, o filipino PSEi teve baixa marginal de 0,09%, a 8.458,57 pontos.
Na Oceania, o gesto protecionista de Trump também prejudicou a bolsa australiana e o índice S&P/ASX 200 recuou 0,74% em Sydney, a 5.928,90 pontos. 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO