Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 22 de Março de 2018 às 22:44

TEDx Porto Alegre

Eliane Brum realizou palestra no TEDx PortoAlegre, na Fundação Iberê Camargo

Eliane Brum realizou palestra no TEDx PortoAlegre, na Fundação Iberê Camargo


RODRIGO W BLUM/DIVULGAÇÃO/JC
A escritora e jornalista gaúcha Eliane Brum foi uma das conferencistas do TEDx Porto Alegre e emocionou a plateia do evento, que aconteceu nesta quinta-feira na Fundação Iberê Camargo. Ela falou sobre violência e a usina hidrelétrica de Belo Monte, mas através de um texto poético.
A escritora e jornalista gaúcha Eliane Brum foi uma das conferencistas do TEDx Porto Alegre e emocionou a plateia do evento, que aconteceu nesta quinta-feira na Fundação Iberê Camargo. Ela falou sobre violência e a usina hidrelétrica de Belo Monte, mas através de um texto poético.

E a Amazônia

Pesquisadora de populações tradicionais da Amazônia, Eliane dissertou sobre as barragens e as "vidas barradas" dos ribeirinhos, que se tornaram uma espécie de refugiados, "habitantes do entre-mundos", pois a área junto ao rio Xingu que tinham como "casa" foi invadida e descaracterizada.

Fórum de TI

Como novos conceitos, aplicações e tecnologias de ponta transformam o modo de vida das pessoas, no presente e no futuro? Em busca de respostas a questões como essa, o 11º Fórum Internacional de TI Banrisul reunirá, entre os dias 23 e 24 de maio, uma série de conferencistas do Brasil e do exterior, em torno do tema central "A era da inovação disruptiva".

Hospital da Criança

O filme O que de verdade importa, que será exibido em maio, vai repassar o valor líquido arrecadado na venda de ingressos para sete organizações brasileiras que apoiam e dão assistência ao câncer infantil. No Rio Grande do Sul, o Hospital da Criança Santo Antônio é a entidade que receberá a renda da bilheteria.

Restinga

Inaugurado em 2014 tendo como objetivo atender 13 mil pacientes por mês, 100% via SUS, o Hospital Restinga e Extremo Sul, ainda não funciona a pleno: a maternidade, a UTI e o bloco cirúrgico não foram abertos.

Construção civil

De 2010 a 2015 (último dado disponível), o número de acidentes do trabalho na indústria da construção do País caiu 27%. A informação é do presidente da Comissão de Relações do Trabalho da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Fernando Guedes, que esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira para participar de seminário sobre o tema.

Mercado Público

Permissionários do Mercado Público de Porto Alegre seguem na expectativa do modelo de parceria público-privada que a prefeitura vai apresentar para a gestão do local. Matéria nesta edição.

Progressistas...

O sábado será de movimento na política em Porto Alegre. Mais de 3 mil pessoas são esperadas na convenção do Partido Progressista (PP), que vai definir o pré-candidato da sigla ao Palácio Piratini, entre o deputado federal Luis Carlos Heinze e o advogado Antônio Weck. O evento acontece na Assembleia Legislativa.

...e comunistas

Também na capital gaúcha, o PCdoB vai comemorar 96 anos neste sábado, às 10h, no auditório da Fetraf Sul. Lideranças nacionais comunistas estarão presentes, como o ex-ministro Orlando Silva, a senadora Vanessa Grazziotin e a deputada Manuela d'Ávila. O cantor Jorge Mautner fará um show.

Golpe e contragolpe

O procurador Enrico Rodrigues de Freitas, do Ministério Público Federal (MPF), decidiu arquivar a representação do suplente de deputado estadual Marcel van Hattem (Novo) contra a realização do curso O golpe de 2016 e a nova onda conservadora do Brasil, promovido pela Ufrgs. Van Hattem vai recorrer. Leia a reportagem

Loteamentos

Se há um problema que se eterniza em Porto Alegre é o de loteamentos populares. O problema é tão grave que até áreas públicas destinadas a esse fim acabam invadidas, assim como casas e apartamentos prontos, para famílias cadastradas nas extensas filas do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). O problema não é exclusivo da Capital.