Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 15 de Fevereiro de 2018 às 01:14

Hora e temperatura


CLAITON DORNELLES /JC
Há anos, Porto Alegre não tem relógios de rua, que também informavam a temperatura. Ainda não há previsão de quando serviço será restabelecido, a prefeitura precisa fazer licitação... Enquanto isso, o chaveiro instalado na esquina das avenidas Érico Veríssimo e Ipiranga teve a ideia de instalar um letreiro luminoso que informa, justamente, hora e temperatura. Além do contato do estabelecimento, é claro.
Há anos, Porto Alegre não tem relógios de rua, que também informavam a temperatura. Ainda não há previsão de quando serviço será restabelecido, a prefeitura precisa fazer licitação... Enquanto isso, o chaveiro instalado na esquina das avenidas Érico Veríssimo e Ipiranga teve a ideia de instalar um letreiro luminoso que informa, justamente, hora e temperatura. Além do contato do estabelecimento, é claro.

Voto no Legislativo

Assuntos de fundamental importância passam pelo Legislativo. No âmbito federal, basta citar as reformas trabalhista e da Previdência. No estadual, a recente discussão sobre o Regime de Recuperação Fiscal e a privatização das estatais. Ainda assim, o voto nos parlamentares é negligenciado. Agora, o eleitor já discute candidatos a presidente e governador, mas esquece o Parlamento.

Beneficência Portuguesa

A campanha liderada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) para salvar o Hospital Beneficência Portuguesa segue a pleno. E ganha cada vez mais peso e adeptos. A torcida de todos é que a instituição volte a ser a referência em medicina.

Bici na madruga

O problema da insegurança torna arriscado sair de madrugada. Especialmente a pé. Além dos aplicativos como Uber, Cabify e 99, outra tendência é o uso da bicicleta, inclusive na madrugada.

IPTU

Rejeitado no ano passado, o projeto de atualização da planta de valores do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Porto Alegre deve voltar a ser discutido neste ano na Câmara Municipal. Tem tudo para ser o principal debate do ano entre os vereadores.

Resultados

A questão de sempre é quando o governo federal vai pagar o débito. De qualquer forma, só apresentar essa lista já é um resultado concreto, pois é mais um fator para pressionar a União - além da Lei Kandir - na discussão sobre a dívida do Estado e o Regime de Recuperação Fiscal.

Levantamento

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), quer fazer um levantamento de todos os débitos da União com o Rio Grande do Sul. O parlamentar vai escalar uma equipe de assessores técnicos para realizar o estudo. Planeja ter a parceria do Ministério Público Estadual.

Nova Miguel

Não é de hoje que a rua Miguel Tostes, no bairro Rio Branco, passa por transformações. Só no trecho entre a Vasco da Gama e Casemiro de Abreu, há quatro casas a venda. Outros dois casarões, onde funcionaram restaurantes conhecidos da Capital, como a Trattoria do Giovanni, já foram demolidos e darão lugar a pequenos edifícios residenciais.

Em transformação

As mudanças na paisagem urbana da Miguel Tostes não são de hoje. Primeiro foi o trecho entre a avenida Protásio Alves e rua Cabral, que passou de pedaço exclusivamente residencial para um lugar misto, repleto de comércio e serviços. Há mudanças também na parte alta, com novos espaços para lojas, uma casa de jogos, onde era o supermercado Nacional, e uma torre de escritórios sendo construída.

Novos bares

Outro fenômeno urbano na Capital é o avanço de bares para além dos limites da Cidade Baixa. Pouco a pouco, chegam ao Centro Histórico.

Novas livrarias

Uma boa notícia para Porto Alegre é o surgimento de novas livrarias. São pequenos estabelecimentos, quase todos instalados na Região Central da cidade.

Ano Novo Chinês

Cerimônia do Ano Novo Chinês 2018 - Ano do Cachorro, organizado pelo Instituto Confúcio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul ocorre nesta sexta-feira (16), das 13h às 18h, no Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega). A entrada é franca.

Bagual Solidário

O Pampa Burger promove nesta quinta-feira em seus restaurantes de Porto Alegre e na tele-entrega a campanha Bagual Solidário em prol do Instituto do Câncer Infantil (ICI). A cada hambúrguer vendido, será destinado R$ 1,00 ao ICI. A ação é alusiva ao Dia Internacional da Luta Contra o Câncer na Infância, data instituída em 2012, que visa promover um conjunto de atividades para promover a conscientização global e o diagnóstico precoce da doença