Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 15 de Janeiro de 2018 às 22:37

O Natal Luz de Gramado...


CLEITON THIELE/SERRA PRESS/DIVULGAÇÃO/JC
Gramado, certo? A reação é automática. A imagem faz parte do calendário distribuído pela Scalla Incorporações. O curioso é que até o início dos anos 1970 ia-se a Gramado (e Canela) no verão para fugir do calor. Quem mudou essa cultura foi o primeiro secretário de Turismo do Estado, Walter Seabra, que também redescobriu as Ruínas de São Miguel das Missões, aliás.
Gramado, certo? A reação é automática. A imagem faz parte do calendário distribuído pela Scalla Incorporações. O curioso é que até o início dos anos 1970 ia-se a Gramado (e Canela) no verão para fugir do calor. Quem mudou essa cultura foi o primeiro secretário de Turismo do Estado, Walter Seabra, que também redescobriu as Ruínas de São Miguel das Missões, aliás.

O viajante

Se depender de disposição e foco, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PDT, Jairo Jorge, vai chegar ao que se comprometeu: visitar todos os municípios do Rio Grande do Sul até maio deste ano. Já realizou 500 atividades em 320 cidades, sendo a última uma maratona pelas areias do Litoral Norte. Como é mesmo o antigo brocardo? Deus ajuda quem cedo madruga.

...e a cultura do inverno

Seabra influenciou a hotelaria da região para que criassem atrativos também para o inverno, o que resultou numa extraordinária mudança e deu no que deu. Décadas depois, Gramado também criou outras atrações para vender o verão, e está aí o Natal Luz, sem falar nas atrações da Páscoa. Seabra foi um figura extraordinária, um multifacetado empreendedor.

O perigo dos radicais

São tantos os cuidados e providências, incluindo delimitação rigorosa de circulação das pessoas, que há boas chances de que as manifestações do dia 24 de janeiro pró e contra Lula (PT) acabem por ser pacíficas. Recorde-se um recado dado pelo ministro Golbery do Couto e Silva. Descontextualizada do regime militar do qual participava, é pertinente: segurem seus radicais que nós seguramos os nossos.

O futuro de Lula I

Mesmo se o Tribunal Regional Federal da 4º Região não julgar procedente o recurso, os advogados de Lula ainda terão alguns recursos para procrastinar seu status no STF, parte do arsenal dos 36 recursos disponíveis no mercado jurídico, se não mais. Quase sempre sai algum coelho desconhecido da cartola.

O futuro de Lula II

O marco regulatório do político Lula não será dia 24 de janeiro, mas as eleições majoritárias deste ano, que o ex-presidente certamente vai disputar, segundo o PT garante. Se for eleito, veremos o filme Lula, o retorno. Se for derrotado, adeus tia Chica.

Tem pra todos


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Tem espaço para todo mundo quando o tema é artista de rua. Márcia Latorre, 55 anos, cantou músicas românticas americanas na avenida Venâncio Aires enquanto vendia seu CD. Paulista, chegou na sexta-feira em Porto Alegre e na mesma noite ia pegar o voo para Montevidéu. Mas então dá dinheiro? "Dá sim", diz uma sorridente Márcia. "Não posso me queixar".
 

Miúdas

  • ADVOGADO Antônio Augusto Mayer dos Santos foi designado membro-consultor da Comissão Especial Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB.
  • EMPRESA Flextronics desenvolverá impressora acoplada à urna eletrônica para dificultar fraudes.
  • AVISTADO um casal jovem em mesa de bar conversando em vez de dedilhar o smartphone. Mas onde é que vamos parar?
  • PREVISÃO do tempo para ontem indicava 0,2/0,3mm de chuva ao longo do dia. Só que caiu tudo de uma vez só.
  • ACCU Weather também previu "parcialmente soalheiro", ou parcialmente nublado. É mais usado em Portugal.

Finais

  • NOVA diretoria do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA) tem Carlos Henrique Schmidt na presidência e André Luiz Barcellos como vice.
  • VERÃO em Canela já conta com 25 participantes da área hoteleira/gastronômica/turística com preços especiais.
  • NOVA Petrópolis também conta com programação especial no Parque do Imigrante.