Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 01 de janeiro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 02/01/2018. Alterada em 01/01 às 19h13min

As águas de Itaipu

CAIO CORONEL/DIVULGAÇÃO/JC
Água de menos lá em cima, água sobrando cá em baixo. Ao encerrar dezembro como o melhor mês de geração de sua história, a usina de Itaipu chegou ao final de 2017 com números surpreendentes de produção e eficiência, equivalentes aos obtidos somente em anos de condições hidrológicas favoráveis. É a quarta maior marca anual em 33 anos e sete meses de operação. Os 9,2 milhões de MWh do mês seriam suficientes para atender o Brasil por seis dias.

Vida de cão

Diligente dona de casa saiu do seu prédio e deparou-se com um sem-teto com um cão na coleira tratado no capricho, limpo, sem sarna ou outra doença visível. Dava gosto de ver. Como tinha sobrado carne do almoço, ela perguntou se poderia trazer a sobra para dar ao cachorro. - Claro - falou o dono do cachorro. - Mas a senhora não teria ração?

O dia da onça

Começou a regressiva para o Dia L, o dia 23, quando Lula será julgado em segundo instância pelo TRF-4. Vai ser um dia da onça beber água. O MST já se prepara para invasões (e não ocupações, como eles insistem) e o tribunal já as proibiu. Todas as manifestações adrede preparadas pelos amigos do ex-presidente contém ameaças veladas de transtornar o País. E todos se julgam acima da lei.

Os 17 da Virada

Os números são caprichosos, é verdade, mas o apostador também é. Quem joga na Mega Sena com afinco sabe que quanto mais "baixas" são as dezenas apostadas maior é o número de ganhadores, como foi o caso da Mega da Virada. O neófito - e com um prêmio de R$ 300 milhões, como os houve - tende a marcar as seis dezenas nas primeiras filas.

O homem do trem

Comprar a locomotiva diesel-elétrica GE de mais de 3.000 HP da qual era maquinista. Foi essa a primeira compra do único ganhador de um dos primeiros sorteios da Mega Sena acumulada. O mineiro felizardo trabalhava na Vale do Rio Doce. Consumiu um bom naco do prêmio. O resto deve ter ido para encher o tanque (16 toneladas).

E os outros? I

Início de ano, temporada de documentários sobre o efeito devastador da atividade humana no clima mundial, creditando as maluquices do tempo a esse fator, como o uso de combustíveis fósseis etc. Quando se fala em atividade humana tem que botar o desflorestamento nesta conta, e com destaque. E não é só a Amazônia que vai sendo alvo de impiedoso desmatamento.

E os outros? II

A segunda maior floresta do mundo, no Congo, está sendo impiedosamente derrubada; em países asiáticos como a Tailândia e Vietnã a devastação não é menor. Já em países como os Estados Unidos toda exploração de madeira tem que ser sustentável, política de governo desde os anos 1950. E não adianta só culpar carros e o pum das vacas pela falta de chuvas e outras complicações climáticas.

O dia seguinte

Surgiu uma versão interessante sobre os bastidores do day after da delação dos irmãos Joesley e Wesley em que o Michel Temer foi gravado. Temer queria renunciar, mas em uma longa reunião que levou mais de duas horas os ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha reverteram a decisão de Temer, inicialmente irredutível.

Miúdas

  • FOGUETÓRIO do Ano-Novo marcou a Noite Internacional do Pânico dos cachorros.
  • ANTES os restaurantes e bufês fechavam na tarde do dia 31/12. Hoje, já fecham no dia 30.
  • EM uma cidade de 1,4 milhão de habitantes sempre haverá alguém com fome. Azar dos famintos.
  • POUCO movimento na cidade em geral e trânsito em particular foi deverás impressionante no feriadão.
  • VOLTA das praias foi estimada em 165 mil veículos (na freeway). Como saíram 210 mil, férias explicam a diferença.
  • GOVERNO venezuelano aumentou em 40% o salário-mínimo. A inflação de 2017 deve fechar em 2.000%.
  • COMO diz Carlos Brickmann no blog chumboggordo.com.br, 2018 será um ano claramente escuro. Oxalá não.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia