Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 04 de janeiro de 2018.

Jornal do Comércio

Automotor

COMENTAR | CORRIGIR

Utilitário

Notícia da edição impressa de 05/01/2018. Alterada em 04/01 às 22h25min

Volare desenvolve versátil motorhome com tração 4x4

Suspensão também é mais elevada para superar pisos acidentados sem dificuldades

Suspensão também é mais elevada para superar pisos acidentados sem dificuldades


GELSON MELO DA COSTA/DIVULGAÇÃO/JC
Temporada de férias começando e para quem gosta de pegar a estrada com maior liberdade e conforto, um motorhome é sonho de consumo. Pois a Volare, fabricante de veículos leves para transporte de passageiros, desenvolveu, em parceria com a Abreu & Abreu Engenharia, um inédito modelo com tração nas quatro rodas.
O projeto tem como base o Volare V8L 4x4 e oferece mais robustez, versatilidade, melhor aproveitamento do espaço útil, além de permitir enfrentar com maior segurança e desenvoltura trilhas off road. "A ideia foi criar um motorhome capaz de encarar os mais diversos terrenos", ratifica João Paulo Ledur, gestor da Volare.
O V8L 4x4 Motorhome conta com sistema de transmissão com opção de utilização 4x2 (somente tração nas rodas traseiras), 4x4 e 4x4 com reduzida. Seu motor é um Cummins ISF turbodiesel de 3.8 litros, o qual fornece potência de 152 cv e torque de 450 Nm, associado a um câmbio automático de quatro marchas e caixa de transferência de dupla velocidade.
O veículo também possui ângulos de entrada e saída maiores, estepe no bagageiro traseiro, proteção especial para o cárter do motor e para o tanque de combustível, prevendo a rodagem em pisos acidentados. A carroceria ainda apresenta saia lateral mais alta, suspensão reforçada e sinalização diferenciada.
Toda a estrutura interna do Volare V8L Motorhome foi construída em compensado naval, aço inox e policarbonato. Há dois quartos com armários, sanitário com box independente, sala, cozinha com fogão de quatro bocas, geladeira duplex, além de conveniências extras como máquina de lavar roupas, sistema de vídeo Full HD com duas antenas independentes e duas televisões LCD de 24 polegadas.
Cinco placas fotovoltaicas produzem 750W de energia para o motorhome, que dispõe ainda de gerador adicional, aquecedor a gás para o chuveiro, dois botijões de gás P13, caixa de 600 litros para água potável e de 450 litros para dejetos, sendo 250 litros para água servida e 200 litros para esgoto cloacal.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia