Stefan � CEO da Keep Calm - Marketing Estrat�gico Stefan � CEO da Keep Calm - Marketing Estrat�gico Foto: /CLAITON DORNELLES /JC

'Empresas devem apostar em conte�do'

Opini�o � do especialista Stefan Ligoscki, CEO da Keep Calm

Stefan Ligoscki, CEO da Keep Calm - Marketing Estratégico, acredita que o segredo para que os negócios sejam vistos está na criação de conteúdo próprio. E essa estratégia, segundo ele, fica cada vez mais acessível, graças às redes sociais, blogs e canais de vídeos, como YouTube. "Sabe aquela história de 'cresça e apareça'? Isso já era. Hoje, é o 'apareça e cresça'", brinca ele, nesta entrevista.
O jornalista lançou a consultoria em 2015, em Porto Alegre; e, desde então, vem ajudando empreendedores a impulsionar seus projetos próprios - inclusive através de cursos (só em 2017, passou por 16 cidades). Stefan é pós-graduado em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e tem um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Confira a conversa com o especialista:
GeraçãoE - Como os empreendedores devem pensar o marketing?
Stefan Ligoscki - Marketing é o processo de criar, comunicar e entregar valor para o consumidor. Se uma empresa tem dificuldades de comunicar um produto ou serviço que tenha valor, como pretende vender mais? Marketing deve ser área estratégica de qualquer empresa, principalmente as de pequeno porte, que, muitas vezes, ainda estão buscando o seu espaço no mercado. No passado, as empresas reclamavam que fazer marketing era "caro". Hoje, não há mais desculpa. Com pouco investimento ou até mesmo de forma gratuita, qualquer empresa pode conseguir boa visibilidade no mercado por meio de um site, blog, canal de vídeo, fanpage ou perfil em uma rede social, e muitas outras possibilidades proporcionadas pelo marketing digital e pelo marketing de conteúdo. Sabe aquela história de "cresça e apareça"? Isso já era. Hoje, é o "apareça e cresça".
GE - Como avalia o marketing de conteúdo?
Stefan - É uma forte tendência. Os consumidores não suportam mais aquele marketing tradicional, o chamado "marketing de interrupção", no qual você recebe uma ligação de telemarketing inconveniente na sua casa ou tem de esperar o comercial de TV terminar para continuar a ver o seu programa. O marketing de conteúdo é um método que tem o objetivo de atrair a atenção e o interesse de um público-alvo específico por meio da entrega de conteúdo relevante, que faça a diferença na vida do consumidor. Um exemplo disso: em vez de ligar para sua casa simplesmente para te oferecer um imóvel, uma construtora pode criar um blog com dicas de como adquirir a casa própria com saúde financeira e, a partir daí, construir um relacionamento consistente com um futuro cliente. Isso é entregar conteúdo relevante para o consumidor e se tornar referência de mercado para ele. Não tenho a menor dúvida de que esse é o presente e o futuro do marketing.
GE - No que as empresas devem apostar e com o que precisam tomar cuidado em 2018 no ambiente digital?
Stefan - As empresas devem apostar na produção de conteúdo relevante sobre suas marcas, produtos e serviços. É o conteúdo de qualidade que irá despertar o interesse do consumidor em uma era digital em que conquistar a atenção de alguém é o maior desafio das empresas. Para distribuir esse conteúdo para os consumidores, vale a pena investir em vídeos, gravados ou ao vivo. É um formato que chama a atenção e engaja muito bem nas redes sociais. Aliás, hoje, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de estar de fora da internet ou de pelo menos uma rede social, como o Facebook. Isso é básico. No que se refere a tomar cuidado, eu recomendo que as empresas se preocupem, cada vez mais, com o bom atendimento. Cliente mal atendido vai reclamar nas redes sociais, o que é ruim para qualquer marca.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio