Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Mundial de Clubes

- Publicada em 16 de Dezembro de 2017 às 17:06

Valente na defesa, ineficaz no ataque, Grêmio perde para Real Madrid na decisão do Mundial de Clubes

Cristiano Ronaldo enfrenta a marcação de Edilson. CR7 fez a diferença e marcou o gol da partida

Cristiano Ronaldo enfrenta a marcação de Edilson. CR7 fez a diferença e marcou o gol da partida


KARIM SAHIB/AFP/JC
Valente e quase perfeito na defesa, mas ineficaz do meio para a frente. Assim foi o Grêmio neste sábado (16), no estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, naquela que era a 'partida da vida' do técnico Renato Portaluppi e do elenco gremista. O sonho do bicampeonato mundial, no entanto, ficou pelo caminho: o tricolor perdeu por 1 a 0 para o poderoso Real Madrid em uma jogada de bola parada.
Valente e quase perfeito na defesa, mas ineficaz do meio para a frente. Assim foi o Grêmio neste sábado (16), no estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi, naquela que era a 'partida da vida' do técnico Renato Portaluppi e do elenco gremista. O sonho do bicampeonato mundial, no entanto, ficou pelo caminho: o tricolor perdeu por 1 a 0 para o poderoso Real Madrid em uma jogada de bola parada.
O Grêmio iniciou a partida pressionando a saída de bola do Real Madrid – por um instante, parecia que o time espanhol cairia no mesmo esquema que deu aos brasileiros o título da Libertadores diante do Lanús. Mas a pressão não teve o mesmo resultado: o Real não demorou muito para encontrar espaços e dominar o jogo – e foi assim ao longo de toda a partida.
O Real, só foi finalizar aos 10 minutos, quando o zagueiro Varane conduziu a bola livre até praticamente a entrada da área gremista e passou para Benzema. O atacante francês, no entanto, isolou, chutando longe do gol gremista.
Demorou mais seis minutos para Cristiano Ronaldo arriscar, com um chute de fora da área, que também passou longe da meta de Marcelo Grohe. Três minutos depois, Geromel salvou o tricolor em dois lances - tirando de cabeça um cruzamento da esquerda e depois com os pé o rebote de Carvajal. Aos 23 minutos, Modric chutou cruzado, mais uma vez errando o alvo. O Real Madrid já tinha sete finalizações e o Grêmio sequer conseguia fazer a bola chegar no campo de ataque.
Aos 26 minutos, Casemiro errou o tempo da bola e fez falta de carrinho no Luan na intermediária. O volante do time madrilenho levou o amarelo e gerou a paralisação que o time gaúcho precisava para respirar na partida. Na cobrança de falta, Edilson chutou forte, mas para fora, quase encobrindo o goleiro de Navas, no melhor lance do Grêmio na partida.
O Grêmio teria ainda um bom primeiro contra ataque aos 33 minutos, quando Ramiro cruzou na área buscando Fernandinho – mas Carvajal chegou antes e tirou para escanteio. O Grêmio sentia mais do que nunca a ausência de Arthur para segurar a bola no meio campo e de uma participação mais inspirada de Luan.
A partir deste momento o Real Madrid retomou o controle de campo – Marcelo Grohe até então não era exigido, mas a muralha gremista formada por Geromel e Kanemann funcionava com perfeição impedindo as finalizações do atacantes espanhóis. Cristiano Ronaldo, até então com presença discreta sob marcação, voltou a aparecer com perigo aos 38 minutos em uma perigosa cobrança de falta – a bola mais uma vez passou por cima do gol gremista.
No início da segunda etapa, CR7 voltou mais aceso e levou perigo com um chute de fora da área aos 6 minutos. Na sequência, o melhor jogador do mundo provou que não é o melhor por acaso: aos 9 minutos, em cobrança de falta que ele mesmo havia sofrido, Cristiano Ronaldo encontrou um buraco na barreira do Grêmio e marcou o primeiro gol da partida.
O craque do Real Madrid marcaria mais uma vez, mas o lance foi anulado – o bandeira marcou impedimento de Benzema na jogada anterior ao gol.
O Real Madrid seguia mais perto do segundo gol que o Grêmo. Aos 15 minutos, Casemiro chutou forte no meio do gol e Grohe defendeu de soco. Aos 20 minutos, 'MilaGrohe' voltou a brilhar, espalmando para a bola após um perigosíssimo chute de Modric, que ainda bateu na trave.
O Grêmio tentou reagir com Jael em campo no lugar de Barrios, de presença quase nula no Mundial, e com Everton no lugar de Ramiro, mas o Real, também reforçado com Vazquez e Bale, era quem seguia comandando a partida.
Aos 34 minutos, Vázquez recebeu passe da Benzema e, na disputa com Michel, pediu pênalti, não marcado pelo árbitro. Na sequência Grohe fez outras duas incríveis defesas - em lances de Cristiano Ronaldo e Bale. Nos minutos finais, reforçado com Maicon no meio campo, o Grêmio até conseguiu retomar a posse de bola – mas não teve talento para fazer a bola chegar na área adversária. O futebol europeu mais uma vez prevaleceu e o Real Madrid é mais uma vez o campeão do Mundial de Clubes. 
Real Madrid 1 x 0 Grêmio
Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Modric, Kroos; Isco (Vazquez); Benzema (Bale) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Zinedine Zidane.
Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel (Maicon), Jailson, Ramiro (Everton), Luan e Fernandinho; Barrios (Jael). Técnico: Renato Portaluppi.
Árbitro: César Ramos (MEX)

Renato diz que Real 'é uma máquina', mas exalta: 'Grêmio sai de cabeça erguida'

Comandante do Grêmio na partida, Renato ressaltou que o jogo foi decidido em um lance de sorte

Comandante do Grêmio na partida, Renato ressaltou que o jogo foi decidido em um lance de sorte


GIUSEPPE CACACE/AFP/JC
O técnico Renato Portaluppi procurou esconder sua frustração neste sábado e enalteceu o elenco do Grêmio depois da derrota para o Real Madrid, por 1 a 0, na decisão do Mundial de Clubes.
Se o Grêmio vencesse, conquistaria o bicampeonato mundial - ganhou em 1983 - e Renato se tornaria o primeiro brasileiro a ser campeão do torneio como jogador e técnico. Mas a equipe gaúcha foi facilmente dominada pelo Real Madrid e pouco fez em campo neste sábado.
Ainda assim, apesar da derrota, o treinador enalteceu sua equipe, ponderou que o Real Madrid tem uma "seleção" e afirmou que o elenco precisa deixar o Mundial de "cabeça erguida".
"Mostramos hoje que dá para jogar de igual para igual com qualquer time. Não é fácil. Eles têm uma seleção, e mesmo assim o Grêmio buscou, jogou. Do outro lado é uma máquina. Por isso que temos que sair de cabeça erguida daqui", avaliou.
Orgulhoso de seus jogadores, Renato comentou também que o jogo foi decidido em um lance de sorte. No gol de falta que decidiu a partida, marcado por Cristiano Ronaldo, a bola passou no meio da barreira.
"Tenho privilégio de estar aqui. Honramos a camisa. Sabíamos que tinha um time muito forte na nossa frente e tomamos um gol de falta, em uma bola que passou no meio da barreira. Acontece. Nosso torcedor está orgulhoso", completou o treinador.