Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 26 de Outubro de 2017 às 22:29

Grêmio vence com golaço de Éverton e está na final do Mundial de Clubes

Éverton (c) decidiu a partida em golaço na prorrogação

Éverton (c) decidiu a partida em golaço na prorrogação


LUCAS UEBEL/GRÊMIO FBPA/DIVULGAÇÃO/JC
Paulo Egídio
O Grêmio está na final do Mundial de Clubes 2017. Em um jogo equilibrado e decidido apenas na prorrogação, o tricolor gaúcho superou o Pachuca, do México, por 1 a 0, com gol de Éverton, e enfrentará o vencedor de Real Madrid e Al Jazira no próximo sábado, na decisão do torneio interclubes.
O Grêmio está na final do Mundial de Clubes 2017. Em um jogo equilibrado e decidido apenas na prorrogação, o tricolor gaúcho superou o Pachuca, do México, por 1 a 0, com gol de Éverton, e enfrentará o vencedor de Real Madrid e Al Jazira no próximo sábado, na decisão do torneio interclubes.
A partida semifinal foi disputada no estádio Hazza Bin Zayed, na cidade de Al Ain, e começou estudada, sem muitas oportunidades. Enquanto o Pachuca optou por uma estratégia cautelosa, ao fechar os espaços e atacar pelos lados, o Grêmio tentou impor uma marcação alta para dificultar a saída de bola mexicana - ação prejudicada pelo desentrosamento dos volantes Michel e Jaílson.
A primeira chance do Grêmio veio apenas aos 16 minutos, em falta cobrada por Edílson. A bola passou rente ao travessão e assustou o veterano goleiro Oscar Pérez, de apenas 1,72m. Aos 27, o meia Honda recebeu na entrada da área, mas o lateral gremista Cortez tirou o perigo.
Em um jogo truncado, logo começaram a surgir lances mais ríspidos. Ainda aos 22 minutos, Kannemann levou o primeiro cartão amarelo por falta em Urretaviscaya na intermediária. Em seguida, Barrios ficou no chão ao sentir o joelho direito, após uma dividida com Murillo, na entrada da área rival. Aos 32, Ramiro foi atingido no rosto por Guzmán, que levou amarelo no lance.
O tricolor voltou a assustar no final do primeiro tempo, em cobrança de falta de Fernandinho. Já nos acréscimos, o Pachuca teve a melhor chance da primeira etapa. Honda passou por Geromel e ficou cara a cara com Marcelo Grohe. Para a sorte do Grêmio, Cortez chegou a tempo para afastar e evitar o gol.
Na volta do intervalo, o cenário parecia semelhante ao do primeiro tempo. Enquanto os mexicanos permaneciam cautelosos, o clube gaúcho não conseguia organizar as jogadas ofensivas. Logo no início, Ramiro atingiu o tornozelo de Guzmán e foi advertido com cartão amarelo.
Com nove minutos, Renato Portaluppi tirou Barrios e colocou Jael em seu lugar. No minuto seguinte, Jaílson perdeu a bola para Urretaviscaya no meio-campo. A defesa tricolor estava desarmada, e o atacante uruguaio avançou e chutou forte, para boa defesa de Marcelo Grohe.
Aos poucos, o Grêmio tentava colocar a bola no chão e passou a assustar mais o Pachuca. Em boa oportunidade, Luan recebeu na entrada da área e bateu no canto baixo direito de Pérez, que se esticou todo e tocou para escanteio. Logo depois, Jael aparou cruzamento de Edílson e a bola passou à direita do gol.
Com 21 minutos, Diego Alonso fez sua primeira substituição, colocando o meia Sánchez no lugar de Aguirre. Renato respondeu fazendo entrar Éverton na vaga de Michel. A partir da mudança, Ramiro passou para a segunda função do meio, Fernandinho migrou para o lado direito e Éverton ocupou a ponta esquerda.
A troca deu mais presença ofensiva ao tricolor. Aos 28 minutos, Luan cavou falta pela direita, batida mais uma vez por Edílson. Desta vez, o lateral chutou colocado e a bola passou rente à trave. Na sequência, em boa troca de passes dentro da área, Éverton foi travado pela zaga ao tentar concluir para o gol.
O Pachuca voltou a assustar aos 34 minutos. Em cruzamento para a área, a bola passou raspando a trave direita de Grohe depois da cabeçada de Guzmán. Em seguida, García ainda levou cartão por falta em Fernandinho. Aos 41 minutos, após cobrança de escanteio, Jael desviou na primeira trave e fez a bola chegar em Luan. Livre na área, o camisa 7 não conseguiu dominar e a zaga rival cortou a última chance real de gol do tempo regulamentar.

Vitória só veio na prorrogação

No tempo extra, os dois clubes voltaram com modificações. No Grêmio, Léo Moura substituiu Edílson, enquanto no Pachuca, o zagueiro Herrera entrou no lugar do centroavante Jara. Com mais fôlego, o tricolor foi para cima em busca de garantir sua passagem à final sem passar pela agonia os pênaltis.
E o esperado gol veio logo aos quatro minutos. Em lateral cobrado por Cortez, Éverton tirou o primeiro marcador com o corpo, entrou na área pela esquerda, driblou Gonzáles e chutou forte no canto esquerdo, sem chances para Óscar Pérez: 1 a 0 e festa gaúcha em Al Ain.
Com a vantagem no placar, o Grêmio tratou de valorizar a posse de bola e fechar o meio-campo. Mesmo assim, não abdicou totalmente do ataque. Aos 14 minutos, Éverton voltou a incomodar a zaga adversária. Em boa jogada, ele cortou para o meio e passou para Luan, que acionou Léo Moura na direita. Este cruzou rasteiro buscando Jael, que não conseguiu finalizar.
Para o segundo tempo da prorrogação, o Pachuca trocou Urretaviscaya pelo também atacante Cano, mas o cenário não se alterou. Superior fisicamente, o tricolor continuou controlando as ações e provocando impaciência nos rivais. O nervosismo foi representado por Guzmán que, aos três minutos, levou cartão vermelho por entrada dura em Léo Moura.
Aos seis, em grande lance, Ramiro girou sobre a marcação e encontrou Jael nas costas da zaga. O camisa 9 concluiu para as redes, mas teve o impedimento assinalado por Felix Brych. Logo depois, em contra-ataque, Luan avançou pela direita e quase marcou em chute perigoso.
A partir daí, o Grêmio administrou a superioridade. Renato trocou Fernandinho pelo zagueiro Rafael Thyere para reforçar a força aérea defensiva. Sem ser novamente ameaçado, o tricolor apenas aguardou o apito final para respirara aliviado e confirmar a vaga para encontrar provavelmente o Real Madrid, na final do Mundial de Clubes de 2017, neste sábado (16) em Abu Dhabi.
Grêmio 1x0 Pachuca
Marcelo Grohe; Edílson (Léo Moura), Geromel, Kannemann e Cortez; Michel (Éverton), Jaílson, Ramiro, Luan e Fernandinho (Rafael Thyere); Lucas Barrios (Jael). Técnico: Renato Portaluppi
Óscar Pérez; Martínez, Gonzáles, Murillo e García (Sagal); Hernández, Guzmán, Honda e Aguirre (Sánchez); Urretaviscaya (Cano) e Franco Jara (Herrera). Técnico: Diego Alonso
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO