Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 07 de Novembro de 2017 às 17:36

Lula pode ficar isolado na disputa presidencial

Condenação pode inviabilizar o nome do ex-presidente e afastar aliados

Condenação pode inviabilizar o nome do ex-presidente e afastar aliados


/SERGIO LIMA/AFP/JC
A decisão do PCdoB de lançar candidato próprio ao Palácio do Planalto pode fazer com que o PT, pela primeira vez em sua história, dispute a presidência da República em 2018 isolado, sem nenhum partido aliado.
A decisão do PCdoB de lançar candidato próprio ao Palácio do Planalto pode fazer com que o PT, pela primeira vez em sua história, dispute a presidência da República em 2018 isolado, sem nenhum partido aliado.
O cenário hoje projetado é resultado de uma desconfiança por parte dos tradicionais aliados dos petistas com relação à manutenção na disputa do nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ameaçado por condenações judiciais.
Em 2014, quando foi reeleita, Dilma Rousseff (PT) teve apoio de outros oito partidos, além do PT, o que lhe garantiu quase metade do tempo de televisão na propaganda eleitoral gratuita. No ano que vem, as alianças poderão ajudar também a trazer recursos para a campanha, já que o fundo criado para custear as eleições será repartido entre as legendas.
Desde 1989, o PCdoB apoiou os petistas em todas as eleições. No domingo, a legenda anunciou a deputado estadual gaúcha Manuela d'Ávila como pré-candidata ao Palácio do Planalto.
O PDT, que apoiou Dilma em 2010 e 2014, já está com a pré-campanha de Ciro Gomes nas ruas.
Com o apoio ao impeachment no ano passado, os demais partidos que estiveram ao lado de Dilma em 2014 (PMDB, PP, PSD, PR, PRB e Pros) romperam com o PT, o que inviabiliza um acordo no plano nacional para a eleição do ano que vem.
Apesar do cenário com poucas possibilidade de aliança, petistas minimizam o afastamento de antigos aliados e acreditam que Lula, se tiver a candidatura confirmada, vai reunir outras legendas em torno de seu nome. O ex-presidente foi condenado, em julho, pelo juiz Sérgio Moro, a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se a sentença for referendada na segunda instância, o petista seria enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ficando impedido de concorrer.
"Não existe candidatura isolada com 35% de intenção de voto", disse Alexandre Padilha, um dos vice-presidentes do PT, em referência ao patamar de intenção de voto de Lula nas pesquisas.
Os petistas destacam que ainda negociam uma possibilidade de acordo com o PSB, partido que já foi aliado no passado, mas que em 2014 disputou a presidência da República com Marina Silva.
Ainda na avaliação de aliados de Lula, a candidatura de Manuela, de 36 anos, não é para valer e seria uma forma de o PCdoB marcar posição e mobilizar a sua militância, principalmente entre os eleitores mais jovens.
Dirigentes do partido dizem ter convicção que, se Lula for candidato, terá o apoio dos comunistas. Por isso, a ordem é não confrontá-los.
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO