Porto Alegre, quinta-feira, 23 de novembro de 2017.

Jornal do Comércio

COMENTAR | CORRIGIR

vinícolas

Notícia da edição impressa de 24/11/2017. Alterada em 23/11 às 20h09min

Vinícola Aurora, uma gigante construída por histórias de família

Cerca de 170 mil turistas circulam pelo complexo da Aurora ao ano

Cerca de 170 mil turistas circulam pelo complexo da Aurora ao ano


VINÍCOLA AURORA/DIVULGAÇÃO/JC
Uma das maiores potências do vinho nacional, cujos produtos são exportados para mais de 20 países, não passa de uma reunião familiar. Foi da união de famílias em busca de mais segurança na comercialização das uvas que produziam que nasceu, há 87 anos, a Cooperativa Vinícola Aurora. E são as famílias que continuam dando sustentação a este ambicioso projeto, que, além de elevar a reputação do setor em todo o mundo, ainda promove a fixação dos produtores rurais no campo, com incremento na renda e na qualidade de vida dos agricultores.
Atualmente, 1,1 mil famílias são associadas e têm a sua produção de 70 mil toneladas de uva integralmente adquirida pela cooperativa, que produz mais de 200 itens, divididos entre as 13 marcas de vinhos, espumantes, sucos de uva e coolers - segmentos em que a Aurora é líder no mercado nacional. O faturamento de 2016 fechou em R$ 502 milhões, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Entre as linhas mais conhecidas de vinho estão Marcus James, Conde de Foucauld e Saint Germain.
Os paladares mais exigentes são atendidos com produtos premium, como a linha Aurora Procedências e Aurora Pinto Bandeira - esta última, elaborada integralmente a partir dos vinhedos próprios da Cooperativa em Pinto Bandeira, na região da Indicação de Procedência. Em anos excepcionais, a vinícola também lança o seu Aurora Millésime, um cabernet sauvignon com a marca da serra gaúcha e com grande potencial de guarda.
Recém-chegada ao mercado, uma das maiores apostas da vinícola neste ano é o Aurora Reserva Rosé, feito 100% com uvas merlot, que vai ao encontro do gosto dos brasileiros pelos rosados, especialmente no período do verão. Outro lançamento surpreendente é o azeite Pequenas Partilhas Meio Dia, importado do Chile e que leva a marca Aurora.
Pioneira no enoturismo no Brasil, abriu para os visitantes as portas de sua sede, em Bento Gonçalves, ainda na década de 1960. Hoje, cerca de 170 mil turistas circulam pelo complexo por ano - número que só cresce. Possui mais de 20 profissionais ligados à atividade e inova, constantemente, nas opções para o receptivo dos enófilos: cursos de degustação, degustações especiais guiadas pelos enólogos e eventos de harmonização são algumas das novidades. Aberto em 2015, o Aurora Café é um espaço moderno e aconchegante, que oferece vários tipos de pratos doces e salgados, além da opção dos produtos da vinícola servidos em taças.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Antiga p agina Inicial

Acesse o caderno especial online