Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 02 de novembro de 2017.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

Administração pública

Notícia da edição impressa de 03/11/2017. Alterada em 02/11 às 19h52min

Lide-RS e CLP apoiam gestão pública

Fernandez diz que meta é ajudar a melhorar o ambiente de negócios no Estado

Fernandez diz que meta é ajudar a melhorar o ambiente de negócios no Estado


CLAITON DORNELLES /JC
Patricia Knebel
Não é de hoje que as lideranças empresariais defendem a transposição das ferramentas usadas no mundo de negócios para melhorar a gestão pública. Agora, este trabalho deve ganhar força no Rio Grande do Sul com uma maior aproximação entre o Lide-RS e o Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização da sociedade civil apartidária que tem a missão de preparar líderes públicos para tentar transformar o Brasil.
O primeiro passo vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 6, com um almoço dos dirigentes do CLP com o governador do Estado, José Ivo Sartori, e lideranças empresariais. "Queremos ajudar a melhorar o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul", afirma o presidente do Lide-RS, Eduardo Fernandez. Ele esteve no Jornal do Comércio para falar da parceria com o CLP e foi recebido pelo diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero, e pelo diretor de operações, Giovanni Tumelero.
Durante o encontro, que acontecerá no Porto Alegre Country Club, a diretoria do CLP apresentará o Ranking da Competitividade 2017, indicador sobre gestão pública no País realizado em parceria com a Bovespa, Tendências Consultoria e The Economist Intelligence Unit. Em 2017, o Rio Grande do Sul subiu duas posições no ranking, saindo do 9º para o 7º lugar. Os três primeiros lugares são ocupados por São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
São 66 indicadores e 10 pilares considerados, como segurança pública, inovação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública e educação. Além disso, o Estado conquistou recentemente o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Boas Práticas para a Sala do Investidor. "Quando falamos em melhoria do setor público, falamos de uma maior eficiência da gestão. Há uma falta de confiança do empresariado, que tem sofrido com más gestões públicas nos últimos anos e queremos ajudar a mudar isso", analisa Fernandez.
Durante o almoço, haverá a assinatura de um acordo de cooperação entre o Centro de Liderança Pública e o Lide Rio Grande do Sul. O objetivo é fomentar as ações do CLP no Estado por meio dos seus Cursos de Formação de Gestores Públicos que já impactaram 5,5 mil líderes em 106 municípios e 21 estados brasileiros. O CLP quer se aproximar do Estado e contará com o apoio do Lide-RS nessa caminhada. "A transformação começa pelos prefeitos, para depois ir para a cadeia do Estado e da União. E tudo isso vai se refletir em um melhor ambiente social e econômico", aposta.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia