Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 16 de novembro de 2017.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 17/11/2017. Alterada em 16/11 às 21h25min

Choveu na horta da criançada

fotos DAI DIETZMANN/DIVULGAÇÃO/JC
Diz um antigo brocardo que é de pequenininho que se torce o pepino. Quanto mais cedo as crianças derem valor a uma horta, melhor. Caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Timbaúva, bairro Mário Quintana de Porto Alegre, que recebeu a Tramontina e o coletivo Raiz Urbana para revitalizar o espaço mantido na instituição. As crianças cuidam das plantas brincando com ferramentas da marca. Depois da limpeza, novas mudas foram plantadas, como salsa, brócolis e até maracujá.

Por falar em hortas...

...deveria haver um esforço coletivo em toda a área da educação fundamental que contemplasse hortas nas escolas ou em áreas adjacentes. Isso as ensinaria a plantar, cuidar e colher, lições para toda uma vida e em qualquer espectro da atividade humana.

Pequenos e mortais

É questão de tempo para que drones sejam utilizados em ataques terroristas. Enquanto isso, infernizam a vida dos aeroportos - só nos Estados Unidos são 120 quase-colisões com aeronaves por mês. Há dias, um deles paralisou o aeroporto de Congonhas (SP) por duas horas. Se o dono for identificado e preso, pode pegar até cinco anos de prisão, mas é provável que não cumpra pena no regime fechado. Nós tratamos bem os nossos criminosos.

Historinha de sexta

Durante o governo Ernesto Geisel, o Brasil enviou uma alentada missão de ministros e empresários para fechar acordos comerciais com o Japão. Depois de exaustivas reuniões, um grupo saiu da agenda oficial e resolveu jantar em restaurante premiado de Tóquio. O ministro Shigeaki Ueki, das Minas e Energia, garantiu a comunicação, posto que era nissei e falava japonês na infância.
Sentaram à mesa. Veio o maitre escoltado por garçons. Ueki então disse algumas palavras para eles. Todos caíram na gargalhada. Ueki não entendeu, até que um vizinho de mesa também nissei esclareceu.
É que o senhor falou "nenê qué papá!"

Tipo sanguíneo

O vereador Cassiá Carpes (PP), protocolou na Câmara de Vereadores da Capital, projeto de lei para que haja registro do tipo sanguíneo nos crachás dos servidores públicos municipais, lembrando a importância dessa informação para que se salve vidas quando há uma emergência. Na opinião desta página, o tipo sanguíneo deveria constar nos documentos de identidade de todos os brasileiros.

Sem chance

Descoberto um novo planeta temperado, que teoricamente poderia ter vida. Fica a 11 anos-luz da Terra. Foi batizado de Ross 128 b. Mas não deve ter vida inteligente. Muito perto da Terra.

Peso na mochila

É juridicamente possível que pais de alunos que perderam o ano letivo por causa da greve do magistério gaúcho entrem com ação contra o Cpers. Pode dar uma senhora ação por dano moral. Independentemente de ação judicial, o prejuízo destes estudantes vai acompanhá-los pelo resto da vida. Nunca sairá de suas mochilas.

Miúdas

  • CONFISSÕES, de Santo Agostinho, é o livro que pode instruir sentença em licitação em grande cidade da Metade Sul.
  • OUTRO santo que está em moda na região é São Francisco de Assis: é dando que se recebe.
  • SEMANA quebrada por um feriado no meio resulta em duas semanas. Ambas sonolentas.
  • AIRBUS vendeu 430 aviões A320neo para o fundo de investimentos norte-americano Indigo Partners.
  • MAIOR venda da sua história, a fabricante europeia vai receber US$ 49,5 bilhões. É negócio de cachorro grande.
  • SOL saiu amparado por liminar nesta quinta-feira. No meio da tarde ela foi cassada.

Finais

  • CRAQUE Zico estará hoje no Estádio Olímpico da Univates (Lajeado) para a realização da 2ª edição do Craques Solidários.
  • UM dos shoppings mais conhecidos na Serra Gaúcha, o Centro de Compras Farroupilha completa 20 anos.
  • PRIMEIRA loja premium da Via Varejo no Sul foi aberta no Iguatemi de Caxias do Sul. RGE e RGE Sul abrem chamada pública para projetos de eficiência energética para 2018.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia