Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 23 de outubro de 2017.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Infraestrutura

Notícia da edição impressa de 24/10/2017. Alterada em 23/10 às 21h46min

Praça na avenida Ipiranga estará de cara nova até dezembro

Grupo Zaffari é o responsável por promover obras na área

Grupo Zaffari é o responsável por promover obras na área


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
Isabella Sander
Poucos que passam pela praça Delegado Carlos Armando Gadret reparam nela. Localizada no quadrante entre a avenida Ipiranga e as ruas Santana, Jacinto Gomes e Doutor Olinto Oliveira, a área verde não é considerada uma praça nem mesmo no Google Maps. Há cerca de dois meses, contudo, foram instalados tapumes, e o local começou a ganhar uma cara nova.
A revitalização do espaço, de 345 metros quadrados, está sendo feita pelo Grupo Zaffari, a partir de um Termo de Conversão de Área Pública (Tcap) que incluiu, ainda, outras praças. Não se trata nem do modelo de contrapartida por empreendimentos, nem do programa Adote uma Praça - é, na verdade, uma obrigação legal da empresa, que pode destinar um espaço de um novo empreendimento para a criação de uma praça ou, se o poder público assim decidir, revitalizar uma área verde já existente.
A gestão do projeto e da intervenção no local está sendo feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams). Posteriormente, a manutenção ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Surb).
A qualificação do local começou em 21 de agosto e deve ser finalizada até dezembro. A empresa contratada para fazer a obra é a Torke Engenharia Ltda., e nove operários trabalham no local. A praça receberá novos bancos com encosto, lixeiras, playground para crianças, envolvendo caixa de areia, escorregador, balanço, gangorra e trepa-trepa, plantio de grama catarina, implantação de passeio de concreto armado e melhoria da calçada ao redor do espaço ajardinado.
A praça Delegado Carlos Armando Gadret fica ao lado da Vila do Planetário. A última intervenção no espaço ocorreu em 2009, quando uma casa de bombas foi construída no local pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). Em decorrência da obra, o órgão realizou dois transplantes de árvores (uma canafístula e uma guajuvira) para outro lugar da praça, removeu mais duas árvores, plantou dez novas mudas e reformou o espaço.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia