Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

- Publicada em 15 de Setembro de 2017 às 12:30

Bingo - O Rei das Manhãs é escolhido para representar o Brasil no Oscar

Longa vai disputar uma nomeação ao Oscar de filme estrangeiro

Longa vai disputar uma nomeação ao Oscar de filme estrangeiro


WARNER BRAS/DIVULGAÇÃO/JC
O filme Bingo - O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende, foi escolhido para representar o Brasil para a disputa de uma nomeação ao Oscar de filme estrangeiro. O anúncio foi feito na manhã desta sexta (15), por Jorge Peregrino, que chefiava a comissão da Academia Brasileira de Cinema.
O filme Bingo - O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende, foi escolhido para representar o Brasil para a disputa de uma nomeação ao Oscar de filme estrangeiro. O anúncio foi feito na manhã desta sexta (15), por Jorge Peregrino, que chefiava a comissão da Academia Brasileira de Cinema.
Desde as 9h da manhã a comissão estava reunida na Cinemateca Brasileira para a escolha do filme. O anúncio teve atraso de mais de uma hora.
Bingo - O Rei das Manhãs foi escolhido em uma seleção que ainda tinha longas como Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky, Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, O Filme da Minha Vida, de Selton Mello, Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa, João, o Maestro, de Mauro Lima, Polícia Federal - A Lei É para Todos, de Marcelo Antunez, e Vazante, de Danhiela Thomas, entre outros.
Desde 1999, com Central do Brasil, de Walter Salles, o país não disputa a categoria de filme estrangeiro. A indicação vem um ano depois da polêmica nomeação de Pequeno Segredo, escolhido no lugar de Aquarius. Na época, parte do meio audiovisual brasileiro encarou a escolha como uma retaliação a equipe de Aquarius, que protestou contra o governo Temer em Cannes.
A disputa por uma vaga entre os cinco finalistas do Oscar 2018 promete ser acirrada. Entre os principais favoritos está o sueco The Square, que surpreendeu ao levar a Palma de Ouro em Cannes, em maio deste ano. O vencedor do Urso de Ouro em Berlim também está na disputa: On Body and Soul, de Ildiko Enyedi, representante da Hungria.
Entre os sul-americanos já desponta o chileno Uma Mulher Fantástica, de Sebastián Lelio, como forte candidato -o longa está em cartaz atualmente no Brasil. Do mesmo diretor de Gloria, o longa arrancou elogios no Festival de Berlim. Até hoje, o único filme chileno a conseguir entrar no top 5 final do Oscar foi No, de Pablo Larraín, que foi derrotado em 2013 por Amor, de Michael Haneke.
E Haneke pode estar de novo no caminho dos chilenos. O diretor tenta voltar ao Oscar com Happy End, representando a Áustria, novamente estrelado por Jean-Louis Trintignant e Isabelle Huppert (que estavam em Amor).
Nesta semana o Vietnã também selecionou seu filme: Father and Son, de Luong DInh Dung, que está percorrendo alguns festivais internacionais. Já a Bulgária selecionou Glory, que estreou nesta quinta (14) no Brasil.
A lista final dos concorrentes ao Oscar será anunciada no dia 23 de janeiro e a entrega do prêmio será no dia 4 de março, em Los Angeles.

Confira alguns candidatos de outros países:

  • Alemanha - In the Fade, de Fatih Akin
  • Áustria - Happy End, de Michael Haneke
  • Bulgária - Glory, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov
  • Chile - Uma Muher Fantástica, de Sebastián Lelio
  • Hungria - On Body and Soul, de Ildiko Enyedi
  • Japão - Her Love Boils Bathwater, de Ryota Nakano
  • Kosobvo - Unwanted, de Edon Rizvanolli
  • México - Tempestad, de Tatiana Huezo
  • Noruega - Thelma, de Joachim Trier
  • República Tcheca - Ice Mother, de Bohdan Sláma
  • Suécia - The Square, de Ruben Ostlund
  • Vietnã - Father and Son, de Luong Dinh Dung
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO