Ecl�ia Conforto � coordenadora do Trilhe a sua Trajet�ria Professora do S�o Judas, Ecleia Conforto Foto: CARLA CASTRO/S�O JUDAS TADEU

S�o Judas lan�a mentoria de carreira

A Faculdade São Judas Tadeu, de Porto Alegre, criou um programa de mentoria de carreira para seus alunos de Administração e de Ciências Contábeis com o objetivo de despertar o senso empreendedor entre eles, o Trilhe a sua trajetória. Um grupo de sete acadêmicos receberá o atendimento personalizado, que, conforme a professora Ecléia Conforto, coordenadora do projeto, ampliará o leque de escolhas em relação à vida profissional, potencializando habilidades e competências.
Nesta entrevista, Ecléia fala mais sobre a iniciativa. Ela é economista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), com mestrado e o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), ambos em Desenvolvimento Econômico. Atualmente, além de professora, é sócia da consultoria Qualitá Assessoria e Pesquisa.
GeraçãoE - Como vai funcionar o projeto?
Ecléia Conforto - O projeto tem uma proposta inovadora no Ensino Superior, pois customiza o caminhar de cada aluno, levando em consideração o conhecimento e as experiências individuais. O processo é personalizado e parte da necessidade e do perfil da cada aluno. Está dividido em três etapas: check-in (mapa de potencialidades de cada aluno), experiência (em diferentes áreas do conhecimento) e geração de valor (processo de coaching e mentoring). Tudo correndo conforme planejado, ao final cada um enxergará o resultado de sua trilha não apenas na ampliação e qualificação de seu currículo, mas na possibilidade única que este caminho proporcionou no desenvolvimento de todas as suas potencialidades, respeitando o tempo e os desejos.
GE - Por que a São Judas quer proporcionar essa mentoria aos alunos?
Ecléia - As constantes inovações tecnológicas têm alterado profundamente as relações humanas, sejam pessoais ou profissionais e tudo ficou superficial e acelerado. Estamos em um momento de transição, saindo de um sistema estável, controlado e previsível com grandes instituições de referência e entrando em um novo sistema complexo, fora de controle e imprevisível, em que o indivíduo conectado em rede não precisa mais se submeter aos interesses das grandes instituições. Os empreendedores e as grandes corporações têm apresentado dificuldades em se adaptar e sobreviver a essas modificações. A peça-chave desse novo sistema é o indivíduo, conectado em rede, muito mais crítico e que tem acesso a tudo e a todos a qualquer momento, sem precisar da estrutura das empresas ou das instituições. Essa nova geração mobiliza pessoas, articula projetos e fomenta negócios, utilizando apenas as redes sociais. É nesse contexto que a São Judas desenvolve o projeto, dado que a educação não pode e nem deve ser massificada e padronizada.
GE - Incentivar o empreendedorismo é uma preocupação da universidade?
Ecléia - Não há dúvida, o empreendedorismo corre nas veias da São Judas. Fundada por uma mulher imigrante húngara, há 70 anos, administrada hoje pela terceira geração da família, resistiu às profundas transformações no Ensino Superior sempre alicerçada na valorização de seus docentes e na busca constante de qualificação de seus alunos. A sua preocupação não se limita a formar empreendedores, isso fica claro nas matrizes curriculares dos cursos de Administração e de Contábeis, nas assessorias realizadas pelos alunos em parcerias com os professores a pessoas físicas e jurídicas, como por exemplo, no Laboratório de Gestão e no Núcleo de Assessoria Fiscal (NAF), nas visitas técnicas e nas viagens de conteúdo nacionais e internacionais promovidas pela instituição. Qualquer instituição de ensino quer incentivar o empreendedorismo, a diferença é que a São Judas quer preparar indivíduos para atuar em uma nova era altamente tecnológica que faz uso de moedas digitais, de negócios em redes e de realidade virtual. A faculdade tem fomentado uma série de projetos, tal qual ocorre com o Quintas da Inovação que trata de temas relevantes e inovadores para os futuros gestores. Além disso, somos pioneiros na adesão das soluções Google for Education, certificando professores e alunos a trabalharem com as ferramentas digitais.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio