Soraia Schutel, fundadora da empresa Sonata Brasil Educação Corporativa Soraia Schutel, fundadora da empresa Sonata Brasil Educação Corporativa Foto: /SONATA BRASIL/DIVULGAÇÃO/JC

Como formar líderes humanistas

Soraia Schutel é fundadora da empresa Sonata Brasil, que promove educação de lideranças pelo País. Consultora de empresas de tecnologia e inovação, ela também é professora na escola de gestão da Unisinos e na Escola de Você, um portal de educação on-line com mais de 120 mil alunas mulheres. Ela ainda é doutora em Administração, especializada em Psicologia Social pela Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia. Soraia tem experiência acadêmica e profissional em mais de 25 países, participou de eventos na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Unesco e recebeu um prêmio em Genebra por suas pesquisas em Educação e desenvolvimento sustentável. Nesta entrevista, ela fala sobre liderança e como desenvolvê-la.
GeraçãoE - Como formar lideranças humanistas?
Soraia Shutel - Para formar um líder humanista é, antes de tudo, fundamental uma educação continuada (lifelong learning) com conteúdos que auxiliem na compreensão do ser humano pelas perspectivas da Antropologia, Sociologia, Psicologia, Filosofia e Gestão. Além do conteúdo, tornam-se necessárias metodologias como a aprendizagem transformadora, onde o sujeito é ativo 100% do tempo de forma a incorporar os conhecimentos. O ambiente de aprendizagem em espaços inspiradores (por exemplo, próximos à natureza) auxiliam na transformação dos alunos. Professores que tenham experiência acadêmica e de gestão global são fundamentais, e que sobretudo sejam exemplo vivo do conteúdo que ensinam. As vantagens da liderança humanista são: automotivação, gerar engajamento dos colaboradores, maior capacidade de criatividade e inovação, busca constante pelo autoconhecimento e desenvolvimento de seus talentos, responsabilidade, agilidade, entrega de resultados.
GE - Como tratar a liderança numa empresa familiar?
Soraia - Em primeiro lugar é fundamental resguardar a empresa, ou seja, que o projeto empresarial tenha continuidade, pois é também a riqueza da família. Sendo essa a premissa, a sucessão deve respeitar três pilares. Primeiro o sucessor deve ser a pessoa que mais tem identificação com a essência do negócio, demonstrando engajamento pessoal e profissional com o propósito da empresa. Além disso, deve ter competência, formação e experiência na área. A ambição é fundamental no sucessor, no sentido de querer desenvolver o negócio e nunca estar na zona de conforto. Nem todos nascem com o talento e com a vontade de levar adiante uma empresa. É importante saber quais são os sonhos, expectativas e talentos dos sucessores. É frequente que muitos pais se projetem em seus filhos em termos de escolha de carreira. Mas, para garantir a empresa, é fundamental saber a capacidade e vontade do sucessor. Caso não se encontre este perfil na família, o sucessor pode ser alguém que não seja da família, como por exemplo um colaborador que represente as características acima. Em segundo lugar, o fundador precisa compreender o seu momento de passar o bastão. Não necessariamente precisa sair do negócio, podendo participar do conselho da empresa ou mesmo criar um novo negócio vinculado a um prazer pessoal. Nesse caso temos grandes exemplos, como Raul Randon, que criou diferentes negócios, de vinícola à produção de queijo parmesão, após o processo sucessório. Cada fase de vida precisa ser usufruída e a maturidade requer também novos desafios. A última dica é sobre o patrimônio. É fundamental que a empresa tenha suas proteções jurídicas, contratuais e de gestão visando a perenidade do negócio. Quanto mais a empresa estiver resguardada, mais a família ganha.
GE - Autoconhecimento é importante para líderes. Há como promovê-lo entre os colaboradores?
Soraia - O autoconhecimento pode ser estimulado por encontros de coaching, mentoria, programas de educação corporativa etc. Existem hoje muitas ferramentas e metodologias que contribuem para o autoconhecimento pessoal e empresarial.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Publicidade
Newsletter

HISTÓRIAS EMPREENDEDORAS PARA
VOCÊ SE INSPIRAR.

Receba no seu e-mail as notícias do GE!
Faça o seu cadastro.





Mostre seu Negócio