Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 25 de setembro de 2017. Atualizado às 22h40.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Affonso Ritter

Observador

Notícia da edição impressa de 26/09/2017. Alterada em 25/09 às 20h53min

Demografia e consumo

A população gaúcha com até 14 anos vai cair 1,8% no intervalo de apenas um ano, entre 2016 e 2017, segundo mostram as projeções mais recentes do IBGE. O percentual bastante significativo e que chega a uma redução de 20,7%, se comparado ao ano 2000 causa forte impacto nas vendas do varejo voltadas ao público infantil. Além do aspecto demográfico, os lojistas gaúchos terão outro grande desafio na próxima data comemorativa: um esforço de venda junto a um consumidor que, aos poucos, volta a ter confiança em comprar. Os prognósticos para a data estão na avaliação Dia das Crianças 2017 da Fecomércio-RS que será divulgada na íntegra nesta quarta-feira.
Um novo centro cultural
Nova Petrópolis inaugura na tarde do próximo sábado seu Centro Cultural com uma sala de teatro e outra para cinema e eventos. É no 2º piso da Galeria do Imigrante, Centro da cidade. Ambas têm capacidade para 90 pessoas e acesso a deficientes através de elevador para cadeirante, piso plano e portas largas.
Do tamanho da Capital
A diretoria do Convention & Visitors Bureau de POA, liderada pelo presidente Maurício Cavichion, apresentou na semana passada aos 32 representantes das principais redes hoteleiras da capital um plano de ação de médio e longo prazo para o tamanho de Porto Alegre, bem como os integrantes da sua nova diretoria e equipe de trabalho.
Estacionamento de shows
O Praia de Belas Shopping oferecerá tarifa única de R$ 12,00 para carros que acessarem o estacionamento, a partir das 16h, nos dias de shows no Beira-Rio, como aconteceu no de Bon Jovi. Os próximos serão hoje (The Who), 13 de outubro (Paul McCartney), 24 de outubro (John Mayer) e 7 de novembro (Green Day).
Furtos e roubos de veículos
Porto Alegre registrou até final de agosto 7.728 roubos e furtos de veículos, média de 31 ocorrências por dia, sendo a quarta cidade brasileira com o maior número, atrás apenas de Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, que têm frota maior do que Porto Alegre. Informação do sindicato das seguradoras do RS.
A economia com lâmpadas LED
Uma das explicações para a queda de participação da iluminação na demanda de energia, inclusive no horário de pico - e que gerou a polêmica do término do horário de verão - é o uso crescente de lâmpadas mais eficientes, na opinião da pesquisadora Mariana Weiss, da Fundação Getúlio Vargas. Se as lâmpadas fluorescentes já eram capazes de prestar o mesmo serviço energético com um consumo de energia muito menor do que uma incandescente, as LED conseguem ser ainda mais. Uma lâmpada de 60W incandescente ao ser usada uma hora por dia consome em média quatro vezes mais do que uma fluorescente equivalente de 15W e até 10 vezes mais do que uma lâmpada LED equivalente de 7W, diz Weiss.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia