Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 07 de agosto de 2017. Atualizado às 12h05.

Jornal do Comércio

Opinião

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Notícia da edição impressa de 02/08/2017. Alterada em 02/08 às 16h52min

O Dmae e os servidores municipais

João Antonio Dib é ex-prefeito e ex-vereador de Porto Alegre

João Antonio Dib é ex-prefeito e ex-vereador de Porto Alegre


MARCO QUINTANA/JC
João Antonio Dib
Tenho acompanhado com vivo interesse o trabalho do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Não tenho me manifestado a respeito, mas agora não posso calar. A imprensa noticia que ele pretende privatizar o Dmae, que dirigi duas vezes, e é um orgulho para todos os porto-alegrenses. Agora preciso falar. Prefeito Marchezan: administre Porto Alegre. Leia o livro que lhe mandei da história do grande prefeito Loureiro da Silva. Ele encontrou a prefeitura com salários com meses de atraso. Fornecedores só atendiam a prefeitura com pagamento à vista. Ele não reclamou na imprensa. Ele se pôs a trabalhar. Ele não foi nos bairros dançar a Zumba, nem o Despacito, muito menos praticar a capoeira. Ele administrou a cidade em que ele, assim como Vossa Excelência, nasceu. No fim do primeiro ano, o salário estava em dia e as compras da administração eram realizadas normalmente. Ele não gastou, como Vossa Excelência, R$ 361 mil para a limpeza do seu gabinete por um ano.
Ele criou o Dmae para que o povo tivesse água de qualidade. Ele sabia, o que Vossa Excelência parece não saber, que o Guaíba é poluído pelos seus formadores: o Gravataí e o Sinos, extremamente poluídos, além do Jacuí, Taquari e Caí também - todos poluídos. Portanto, não cabe ao Dmae a tarefa de despoluir o rio ou o lago, como desejarem. Cabe ao Dmae não poluir. E o Dmae está fazendo isto, como a autarquia que é, definido pelo artigo 225 da Lei Orgânica e que deve ser respeitada. O Dr. Loureiro sabia que a autarquia seria autossuficiente, não precisando de investimentos da prefeitura, e Vossa Excelência parece não saber. Ao contrário, a administração centralizada tem utilizado recursos orçamentários da autarquia. Prefeito Marchezan, não desrespeite - e eu acho que os ilustres vereadores de Porto Alegre não permitirão - o artigo 225 da Lei Orgânica, a Constituição do Município. Esqueça a privatização, que nem é inteligente. Prefeito! Os servidores são indispensáveis para a sua administração. Não são responsáveis pelas dificuldades criadas pelo Fundo de Participação dos Municípios e pela participação da prefeitura no ICMS que diminuiu sensivelmente para todos os municípios e muito menos pelos recursos devidos pela União e Estado para a saúde e que não chegam ao município. Não os hostilize: o senhor precisa deles.
Caro Marchezan Júnior, o senhor é o prefeito. Trabalhe pela sua cidade e o povo o apoiará. Os vereadores terão a necessária tranquilidade para ajudá-lo a enfrentar as dificuldades que, assim, serão passageiras. Desejo-lhe sucesso.
Ex-prefeito e ex-vereador de Porto Alegre (PP)
Leia mais:
> Marchezan nega privatização de DEP e Dmae
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Neiva Santos Silva 07/08/2017 10h49min
Parabéns pela lucidez e pela coragem fortalecidas pelo conhecimento da materia . O Prefeito , embora jovem, quer andar na contramão dos fatos: cidades como Paris devolveram a agua para a administração municipal porque a privatização foi prejudicial à população e aos cofres públicos.
Eduíno de Mattos 03/08/2017 09h25min
A TRAGÉDIA NO RIO DO SINO 2006 Mortandade de 11 Toneladas de Peixes, e Outros.nCausado Pelo "Progresso" na Região Metropolitana,...Toda Esta Carga de Poluição Chegou ao Nosso Estuário (o guaíba/Delta do Jacui), (Hoje dados do DMAE; o Guaíba esta com Classe 3 em toda sua Extenção, que era Classe 4) Então o Que AHÍ esta Não é Culpa do DMAE, é uma Histórica Má Gestão no Município de Porto Alegre, n Ex Vereador JOÃO DIB, PARABÉNS ! n( Membro do COMITÊ LAGO GUAÍBA, Representante da Sociedade Civil)
Luciano Silva 02/08/2017 20h50min
Parabéns Sr. Dib pelo artigo. Palavras que espero sejam lidas e entendidas por nosso atual Prefeito.
Fraga 02/08/2017 15h53min
Pra quem "vomita" que Porto Alegre não tem água de qualidade, sugiro tomar a que é tratada pela Corsan.... Ou vá em outras cidades, de outros estados e veja o que é água ruim.
Gilberto Gabriel 02/08/2017 15h52min
Prezado SR.joao antónio dib .nquando entrei na prefeitura SR. era prefeito de poa e um bom pref soube Administra poa e apref quero lhe cumprimentarpela clareza do artigo parabens saude e paz.
Antonio 02/08/2017 13h23min
Ele criou o DMAE para que a população tivesse água de qualidade..nE tem? Nunca vi, ouvi ou senti água de qualidade na capital.
Sirlei de Fátima Cardoso Menezes 02/08/2017 13h04min
Parabéns Dib pelas palavras ao atual prefeito que ele valorize mais a quem ajudou Porto Alegre à ser esta cidade hospitaleira como sempre foi e não terceirizando nossos serviços vitais.
Carlos Comassetto 02/08/2017 13h03min
Prezado Dib, quero lhe cumprimentar pela clareza do artigo. Fui seu colega na Câmara e sou testemunha da sua postura sempre na defesa dos serviços públicos com qualidade e das autarquias DEMAE e DEP, que tratam e muito bem do bem prioritaro para a vida, a água. Estamos juntos, como sempre estivemos na defesa dos temas que defendem Porto Alegre. nAbraços Comassetto
Gian Silva 02/08/2017 11h04min
Artigo sensato, de quem viveu as dificuldades de ser prefeito de uma cidade complexa como a nossa. Esses jovens políticos esquecem a história, repudiam outras opiniões, demonstrando despreparo político e falta de diálogo. Hostilizar servidores só serve a um propósito: sucatear serviços para depois entregá-los à iniciativa privada. Marchezan, escute a voz de quem já esteve na cadeira que ocupa hoje e seja inteligente o suficiente para entender o que significa ser prefeito de PoA!
eleonora braz serralta 02/08/2017 10h19min
Parabéns pelo excelente artigo! Espero que seja lido atentamente e que sirva para reflexão do nosso atual Prefeito.
Gisele Coelho Vargas 02/08/2017 10h13min
Lúcida e sábias palavras
carlos casagrande maiocchi 02/08/2017 10h10min
Obrigado, Dib!