Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

- Publicada em 21 de Agosto de 2017 às 18:54

Eclipse solar transforma dia em noite e deixa americanos deslumbrados

O eclipse deste ano foi o mais observado e mais fotografado da história

O eclipse deste ano foi o mais observado e mais fotografado da história


CARLA RUAS/DIVULGAÇÃO/JC
Agência Estado
Milhões de americanos olharam por meio de telescópios, câmeras e óculos de proteção descartáveis o momento quando a lua apagou o sol, no primeiro eclipse solar total a atravessar os Estados Unidos de costa a costa em quase um século.
Milhões de americanos olharam por meio de telescópios, câmeras e óculos de proteção descartáveis o momento quando a lua apagou o sol, no primeiro eclipse solar total a atravessar os Estados Unidos de costa a costa em quase um século.
"Foi uma experiência única. Realmente foi", disse Julie Vigeland, em Portland, Oregon, depois de ter sido levada às lágrimas ao ver o sol reduzido a um anel de luz prateado. "Eu vi outras coisas realmente magníficas, mas não há nada, nada perto disso. Absolutamente nada."
A temperatura caiu, os pássaros se acalmaram, os grilos cantaram e as estrelas apareceram no meio do dia, enquanto a linha de escuridão percorria 4.200 quilômetros em todo o continente, em cerca de 90 minutos, trazendo gritos e expressões de encanto. Em Boise, Idaho, onde o sol estava bloqueado em mais de 99%, as pessoas batiam e gritavam, e as luzes se acendiam brevemente, enquanto em Nashville, no Tennessee, pessoas esticavam o pescoço e olhavam para o céu.
Os passageiros a bordo de um navio no Caribe observaram o evento, que se desenrolou enquanto Bonnie Taylor cantou seu sucesso "Total Eclipse of the Heart" (1983).
No jardim zoológico de Nashville, as girafas começaram a correr em círculos quando chegou a escuridão e os flamingos se amontoaram, embora os zoólogos tenham dito que não era claro se era efeito do eclipse ou o barulho da multidão que os assustava
Na Casa Branca, apesar de todos os avisos de especialistas sobre o risco de dano aos olhos, o presidente Donald Trump tirou os óculos de proteção e olhou diretamente para o sol, acompanhado da primeira-dama, Melania Trump, que utilizava o material protetor.
Esse foi o eclipse mais observado e mais fotografado da história, com muitos americanos em locais privilegiados e se instalando em cadeiras para ver a linha de sombra profunda criada quando o sol está completamente bloqueado. Canadá e México viram um eclipse parcial, assim como a América Central e a região superior da América do Sul.
De acordo com a NASA, 4,4 milhões de pessoas estavam observando sua cobertura de TV sobre o eclipse, o evento de maior audiência na história da agência espacial dos EUA. "Pode ser religioso. Isso faz você se sentir insignificante, como se você fosse apenas uma mancha em todo o esquema das coisas", disse o veterano observador de eclipses, Mike O'Leary, de San Diego, que instalou sua câmera junto com centenas de outros astrônomos amadores reunidos em Casper, Wyoming.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO