Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 13 de agosto de 2017. Atualizado às 22h22.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

carnaval

13/08/2017 - 19h14min. Alterada em 13/08 às 22h26min

Bloco de rua anima carnaval de inverno em Porto Alegre

Integrantes do grupo Avisem a Shana que sábado vai chover desfilaram do Santana ao Centro Histórico

Integrantes do grupo Avisem a Shana que sábado vai chover desfilaram do Santana ao Centro Histórico


ÁVILA ASSESSORIA/DIVULGAÇÃO/JC
Guilherme Kolling
Uma chuvarada caía em Porto Alegre por volta das 22h de sábado e a pequena multidão não arredava pé da rua. O grupo se abrigou sob a estrutura do aeromóvel na praça em frente à Usina do Gasômetro, no Centro Histórico. Eram os remanescentes do bloco Avisem a Shana que sábado vai chover, que promoveram um animado carnaval de inverno pelas ruas da Capital no sábado.
O cortejo partiu no meio da tarde da Praça Júlio de Aragão Bozzano, no bairro Santana, seguiu pela avenida Venâncio Aires (foto) e foi pela Cidade Baixa até o Centro. Ao longo do trajeto, várias pessoas aderiram aos centenas de foliões, em alguns casos, em apenas uma parte do trajeto. Muitos moradores acenavam, cantavam e até sambavam das sacadas ou janelas, especialmente quando já era noite.
O bloco é formado por integrantes de vários coletivos que ocupam espaços públicos da cidade e teve sua primeira saída em março de 2016. A história do nome é curiosa. Os ensaios do Bate & Sopra, grupo que deu origem ao bloco, ocorriam aos sábados, na rua, e eram cancelados em caso de chuva. Shana é o nome da única integrante que não tinha Whatsapp na época. O bordão repetido nas mensagens do grupo no aplicativo a cada vez que a previsão era de tempo instável virou o nome do bloco: Avisem a Shana que sábado vai chover.
Desde que foi para a rua, o bloco já promoveu quatro saídas. Uma delas no inverno do ano passado, num dia de baixa temperatura - ao contrário deste sábado, em que estava agradável, apesar da chuva. Independentemente do clima, os integrantes saem fantasiados a rigor, com direito a purpurina, rostos pintados e adereços.
Além da cantoria - "no gogó", sem microfone ou amplificadores -, um conjunto de metais e bateria anima a festa. Aliás, o Avisem a Shana busca mais integrantes integrantes de sopro. A próxima saída do bloco será no verão, ainda sem data definida.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia