Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Esportes

- Publicada em 02 de Agosto de 2017 às 21:17

Neymar deixa o Barcelona para ser o jogado de futebol mais caro da história

No Paris Saint-Germain, Neymar vai receber 30 milhões de euros

No Paris Saint-Germain, Neymar vai receber 30 milhões de euros


VANDERLEI ALMEIDA/AFP/JC
Durante a pré-temporada do Barcelona nos Estados Unidos, os dirigentes do time catalão estavam confiantes. Sentiram que Neymar não tinha certeza da transferência para o Paris Saint-Germain. O otimismo durou até conversarem com o pai do jogador, segundo a reportagem apurou. Foi o momento em que perceberam: o atacante não ficaria.
Durante a pré-temporada do Barcelona nos Estados Unidos, os dirigentes do time catalão estavam confiantes. Sentiram que Neymar não tinha certeza da transferência para o Paris Saint-Germain. O otimismo durou até conversarem com o pai do jogador, segundo a reportagem apurou. Foi o momento em que perceberam: o atacante não ficaria.
A confirmação do desfecho aconteceu nesta quarta-feira (3). Neymar foi ao centro de treinamento do clube catalão, se despediu dos jogadores e saiu para se transformar no jogadores mais caro da história do futebol mundial.
Após a despedida do brasileiro, o Barcelona divulgou uma nota. Nela confirmou a saída do jogador e deixou claro: exigirá o pagamento de 222 milhões de euros (R$ 824 milhões), previsto no contrato do jogador.
O desfecho do negócio, previsto para esta quinta-feira (3), fará com que Neymar ultrapasse Pogba, que custou 105 milhões de euros (R$ 388 milhões). O francês do Manchester United ostenta o recorde de mais caro do futebol.
Ao levar a proposta do PSG para os dirigentes do Barcelona, Neymar pai questionou os catalães sobre um reajuste nos 15 milhões de euros anuais que o brasileiro recebe.
Se fosse permanecer na Espanha, o pai de Neymar esperava reformar o contrato do filho, renovado no ano passado após ofensiva do próprio PSG. O Barcelona descartou aumentar o salário do atleta.
Quando o pai do atacante respondeu que, daquele jeito, ele não permaneceria, o presidente Josep Maria Bartomeu afirmou que o bônus de 26 milhões de euros devido ao jogador pela renovação não seria pago.
As duas pendências fizeram o caldo entornar. Não havia mais volta. O cartola, então, repetiu para a imprensa o que disse na negociação com o pai do atacante. "Queremos que Neymar fique, mas existem as cláusulas. Se ele quer ir, que pague a cláusula e vá", afirmou à ESPN dos EUA, em 29 de julho.
Quando a conversa aconteceu, o acordo com o PSG já estava alinhavado. O contrato, escrito. Faltava a assinatura. O Paris Saint-Germain, ao ser informado que o brasileiro vai jogar a liga francesa, começou a preparar a apresentação. O Barcelona deu sua cartada.
No comunicado divulgado nesta quarta em que avisou esperar o pagamento integral da multa rescisória, desafiou o PSG a cumprir a promessa.
Fez isso porque não acredita que o pagamento será feito tão facilmente. Empresários que intermediaram a proposta sinalizaram que o clube francês deseja não dar apenas dinheiro, mas incluir jogadores na transação, como o argentino Ángel Di María e o italiano Marco Verratti. Bartomeu quer receber a rescisão de Neymar em dinheiro vivo.
Tal qual aconteceu na saída do Santos, em 2013, Neymar pai chamou para si as críticas e as pressões. Naquela época, quando o então presidente Odilio Rodrigues Filho se recusou a liberar o atleta pelo valor oferecido pelo Barcelona, ele discutiu com o cartola, se retirou da sala e foi embora, como maneira de pressionar por um acerto. Voltou horas depois pedindo para conversar. A venda aconteceu.
Assim como em 2013, agora novamente o pai convenceu o filho a aceitar o projeto do PSG de transformá-lo no melhor jogador do mundo, se desvencilhar da sombra de Messi e, claro, ganhar muito dinheiro.
Pelo contrato oferecido em Paris, ele vai receber 30 milhões de euros livres de impostos por temporada.
Folhapress
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO