Porto Alegre, domingo, 13 de agosto de 2017. Atualizado às 21h57.

Jornal do Comércio

COMENTAR | CORRIGIR

SOCIAL

Notícia da edição impressa de 14/08/2017. Alterada em 13/08 às 19h38min

Atividades mobilizam as comunidades em todo o Estado

Torneio de Robótica teve quatro semifinais e envolveu 41 equipes

Torneio de Robótica teve quatro semifinais e envolveu 41 equipes


DUDU LEAL/DUDU LEAL/DIVULGAÇÃO/JC
Outras atividades promovidas pelo Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi) também têm mobilizado as comunidades gaúchas, como o Torneio de Robótica FLL, que teve em 2016 quatro semifinais e a grande final, em Sapucaia do Sul, com o envolvimento de 41 equipes gaúchas. Houve ainda a inauguração da Indústria do Conhecimento em Rio Pardo e Tupandi. O Sesi também registrou 5.155 matrículas de Educação de Jovens e Adultos e fez o atendimento no contraturno escolar com o Programa [email protected]
Em Segurança e Saúde no Trabalho, houve a oferta de novos produtos para os trabalhadores da indústria e foi inaugurada na General Motors, em Gravataí, o Centro Bem-Estar, uma parceria com o objetivo de prevenir afastamentos precoces.
Já os programas de Promoção da Saúde implementados totalizaram o atendimento a milhares de trabalhadores, com ações voltadas à Alimentação Saudável, Ginástica na Empresa, Assessoria e Consultoria em Prevenção ao Uso de Drogas e com foco em comportamento saudável e prevenção de doenças. Já o programa Crescendo com Arte teve 10 sessões que envolveram 7,1 mil crianças, enquanto os Jogos do Sesi foram realizadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Senai e IEL consolidam ações de qualificação, inovação e tecnologia

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) completou 75 anos em 22 de janeiro, comemorando a sua colaboração no aumento da competitividade da indústria por meio da qualificação dos trabalhadores. No ano passado, registrou 150 mil matrículas diretas e indiretas, entre cursos técnicos, de aprendizagem e qualificação profissional e 9 mil atendimentos em Serviços de Tecnologia e Inovação, sendo 2,5 mil clientes e 160 mil horas técnicas. São 122 pontos de atendimento, entre escolas, institutos, postos e unidades móveis. Apenas em cursos de Ensino a Distância (EAD) foram efetuadas 46 mil matrículas.
Os Institutos Senai de Inovação e de Tecnologia também são reconhecidos pelo suporte para inovação das empresas de base tecnológica. Suas estruturas disponibilizam, por meio de pesquisa aplicada e projetos, laboratórios e serviços de alta complexidade e valor agregado, desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias e consultorias e treinamento em diversas áreas tecnológicas. Os institutos possuem em seu portfólio de serviços consultorias técnicas especializadas, pesquisa e desenvolvimento e serviços laboratoriais.
Outro braço voltado a estimular a cultura da inovação é o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), que visa desenvolver profissionais nas competências de liderança e gestão que atendam aos desafios das empresas, e atuar no desenvolvimento de carreiras, formando jovens para o mercado de trabalho e preparando as empresas para receber os novos talentos. Em 2016, foram realizados 3,7 mil atendimentos a empresas com 120 horas prestadas em consultorias e assessorias e inseridos 873 estagiários. O IEL ainda contou com 3,1 mil inscrições em programas de capacitações de estudantes.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Especiais

Acesse o caderno especial online