Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Fiergs 80 anos

- Publicada em 11 de Agosto de 2017 às 18:23

Desafios e perspectivas do setor: trechos do discurso de posse do presidente Gilberto Porcello Petry

Gilberto Porcello Petry tomou posse em julho na presidência da Fiergs

Gilberto Porcello Petry tomou posse em julho na presidência da Fiergs


MARIANA CARLESSO/JC
Cenário atual
Cenário atual
Hoje, nosso País vive momentos difíceis, mas a iniciativa privada está sofrendo mais ainda. Há três longos anos, produzimos menos, e o desemprego é cada vez maior... A realidade mostra que o trem da economia anda em velocidade desigual comparativamente ao trem do setor público, pois, enquanto as empresas buscam concretizar vendas a fim de pagar suas contas, a máquina estatal emite títulos para quitar seus compromissos, o que aumenta estratosfericamente a dívida pública. Nós, empresários, com raras exceções de algumas grandes empresas, não dispomos desse mecanismo.
Silêncio indignado
Assumimos esse compromisso em respeito à legião de empreendedores que amarga o silêncio indignado por verem tantas injustiças cometidas, mas não têm tempo de abandonar o "chão de fábrica" e ir às ruas se manifestar, nem tempo para lotar as galerias dos legislativos nas demoradas votações que lá acontecem. Ficam nas fábricas, trabalhando, produzindo, gerando empregos e renda, pagando impostos, enquanto as minorias barulhentas tomam conta das avenidas e assembleias, se impondo muito mais pelo ruído do que por argumentos reais.
Desafios
Nesse contexto de completo desequilíbrio, o empresariado enfrenta uma lista sem fim de situações e imposições que, na sua sobreposição, beiram o absurdo: tributação elevada , normas ambientais mais rígidas do que as vigentes nos países desenvolvidos, enorme burocracia, eSocial, Sped fiscal, Bloco K - NR 12 , crédito seletivo e caro, juros elevados, discussão ideológica dos incentivos ao crescimento, diminuto investimento na infraestrutura e logística (aliás, quantos acidentes de trânsito poderiam ser evitados com a duplicação das rodovias?). Temos ainda a baixa qualidade da educação, que coloca o Brasil em posição constrangedora no cenário mundial. A tudo isso se soma a questão maior da falta de segurança pública, quando o direito de ir e vir das pessoas pode ser interrompido, a qualquer momento, por um assaltante na próxima esquina.
O papel do empresário
Os empresários devem ser entendidos pela sociedade como pessoas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social de uma nação. Não podem ser vistos como exploradores, porque procuram auferir lucros em seus negócios. O lucro é a alavanca que faz surgir novos empreendimentos, que irão gerar novos empregos e recolher novos impostos. Sem empresas, não existem empregos. É importante que essa verdade permeie todos os agentes que interferem nas relações de trabalho.
Lava jato
A história da Fiergs - que, em agosto, completará 80 anos de fundação - autoriza afirmar categoricamente que os industriais do Rio Grande do Sul são a favor da legalidade em todos os âmbitos e atividades. Somos, sim, a favor da Operação Lava Jato. Sem caça às bruxas. Sob o império da lei. Não só pelo seu significado moral e ético, mas porque as suas ações são instrumentos de defesa econômica.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO