Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 29 de Agosto de 2017 às 08:01

Bolsas asiáticas fecham em baixa com Coreia do Norte de volta ao radar

Agência Estado
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta terça-feira (29), à medida que tensões geopolíticas voltaram a ganhar força depois que a Coreia do Norte realizou ontem um novo teste com míssil balístico que sobrevoou o território do Japão antes de cair no mar.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta terça-feira (29), à medida que tensões geopolíticas voltaram a ganhar força depois que a Coreia do Norte realizou ontem um novo teste com míssil balístico que sobrevoou o território do Japão antes de cair no mar.
A atitude do regime norte-coreano reavivou temores de que ocorra um eventual conflito na Península Coreana. Semanas atrás, Pyongyang e Washington trocaram uma série de ameaças.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, descreveu o sobrevoo do míssil por seu país como uma inédita e grave ameaça "que prejudica seriamente a paz e a segurança na região".
Com a volta das incertezas, investidores evitaram ativos considerados mais arriscados, como ações, e buscaram segurança no iene, no ouro e nos Treasuries, por exemplo.
Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,45% hoje, encerrando o pregão a 19.362,55 pontos. Na capital sul-coreana, o Kospi recuou 0,23%, a 2.364,74 pontos.
Alguns analistas, porém, ressaltaram que os movimentos nos mercados foram moderados e que preocupações anteriores motivadas pela Coreia do Norte tiveram impacto de relativo curto prazo no apetite por risco.
"Enquanto a Coreia do Norte continuar testando a determinação dos EUA...e o relacionamento da China e dos EUA", os mercados não irão reagir muito, a menos que os EUA ajam com mais do que palavras, comentou Bryan Goh, chefe de investimentos do banco suíço Bordier & Cie em Cingapura.
Em seu pior momento nesta terça, o sul-coreano Kospi chegou a registrar baixa de 1,6%, antes de apagar a maior parte das perdas.
Na China, o Xangai Composto teve alta apenas marginal, de 0,08%, a 3.365,23 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 0,24%, a 1.932,06 pontos.
Em outras partes da Ásia, o Hang Seng mostrou queda de 0,35% em Hong Kong, a 27.765,01 pontos, enquanto o Taiex recuou 0,28% em Taiwan, a 10.496,57 pontos, interrompendo uma trajetória de seis pregões positivos, e o filipino PSEi apresentou baixa de 0,83% em Manila, a 7.948,39 pontos, depois de não operar ontem devido a um feriado nacional.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho, mas também distante das mínimas do dia. O S&P/ASX 200 terminou a sessão em queda de 0,72% em Sydney, a 5.669,00 pontos, após chegar a recuar mais de 1% durante os negócios de hoje.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO