Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 22 de agosto de 2017. Atualizado às 10h57.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 22/08/2017. Alterada em 21/08 às 21h32min

Bolívia sacra

EDUARDO VIDAL/DIVULGAÇÃO/JC
Uma exposição de Arte Sacra está movimentando a Expolatina no Praia de Belas Shopping. Peças antigas e atuais de artistas bolivianos podem ser apreciadas e adquiridas pelos clientes e visitantes até o dia 30 deste mês. Chama a atenção o Oratório com detalhes em madeira antiga e aplicação de folhas de ouro, cotado a R$ 8,5 mil.

República sindicalista

Já passa de 17 mil o número de sindicatos no Brasil. Só neste ano de gestão do presidente Michel Temer (PMDB), foram criados mais 112, de um total de 391 solicitações. São 11.867 sindicatos de trabalhadores e 5.408 patronais. Os Estados Unidos contam com cerca de 190, o Reino Unido tem 164, e a Argentina, apenas 91. Virou negócio. E fonte de renda para um bocado de gente.

O campo na vitrine

O Senar-RS aproximará o homem do campo das principais tecnologias disponíveis para o cuidado com bovinos na 40ª Expointer. Os visitantes poderão observar uma dinâmica de confinamento em tempo real, o uso de drones e sensores que monitoram a qualidade do pasto, entre outras tecnologias de ponta aplicadas ao campo.

Esqueceram dele

Na semana passada, houve ato da prefeitura da Capital comemorando os bons laços de amizade de Porto Alegre com a cidade-irmã Kanazawa (Japão), com direito à colocação de um monumento no Parcão. Se soubesse, o ex-prefeito Guilherme Socias Villela (PP) teria comparecido, porque é o único brasileiro que é cidadão honorário daquela cidade japonesa - com direito a diploma e tudo.

O estorvo

Analisados os depoimentos de festeiros e até de lideranças empresariais que são contrárias à limitação do horário de funcionamento dos bares da rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, chega-se à conclusão de que os grandes culpados pelos problemas na região são os moradores que se queixam do barulho, das arruaças e de outras insignificâncias. Eles é que são contra o espírito coletivo. Os problemas terminariam se eles fossem despejados.

Por falar em tolerância...

...o atual horário de fechamento do comércio noturno na rua João Alfredo é às 2h da madrugada nos fins de semana e à 1h durante a semana, com tolerância de 30 minutos. Então não é 2h nem 1h, é 2h30min e 1h30min, ora bolas. Tudo neste País tem que ter um jeitinho. Como na rodoviária de Porto Alegre, onde os ônibus saem pontualmente com cinco minutos de atraso.

Novidade ensanduichada


MARCELLO CAMPOS/DIVULGAÇÃO/JC
Abriu, há pouco tempo, na rua Marechal Floriano, 709, próximo à Fernando Machado, a Tostaria. A nova atração do Centro Histórico é uma casa especializada em torradas, dos sócios Daniel Pereira e Felipe Calegaro. O lanche tem como irmão mais velho o sanduíche, que, na modalidade aberto, remete ao pioneiro bar Urso Branco, na rua Pinto Bandeira, nos anos 1950. Mas isso gera uma briga medonha sobre quem foi realmente o primeiro.
 

Miúdas

  • COMEÇA com ovada e, pela evolução natural, o ovo será substituído por bombas portáteis.
  • ÍNDICE de satisfação com as aéreas nunca foi tão baixo, 32% em julho, segundo pesquisa da ESPM. Alguma coisa elas fizeram.
  • PENA que se foi o comediante Jerry Lewis. Uma das suas manias: só usava uma vez suas camisas.
  • ANTES se dizia "o que seria do colunismo político se não fosse o PDT". Hoje, troquem para PSDB.
  • OPERAÇÃO Tapa-Buracos estará em 136 vias da Capital nesta semana. Pena que nunca é na rua que a gente trafega todo dia.

Finais

  • COOPERATIVA Vinícola Garibaldi conquista seis medalhas em premiação na Argentina para os espumantes Moscatel e Chardonnay e o vinho Chalet Chardonnay.
  • EM 10 dias, foram realizadas 60 intervenções que aguardavam atendimento no HPS de Canoas, informa a Secretaria Municipal de Saúde.
  • FORMATURA da Escola e Beleza do Sticc/Senac-RS será quinta-feira/15h.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Carlos 22/08/2017 09h56min
Sindicatos. Vergonha nacional, arranjo para dar empregos e fazer politica. nAlém de "morder" o trabalhador e a empresa que contribui na Patronal. nAté pode existir. Mas tem que ser "opcional". Se associa quem quer.Olha a quantidade de sindicatos que tem o Brasil !!!! O pais esta anestesiado.Aproveito para dar uma sugestão politica. nNas próximas eleições, não poderiam ser candidatos quem , hoje, for Senador, Deputado Federal, Estadual, Governador, Prefeito, Vereador. Renovação total.