Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 17 de julho de 2017. Atualizado às 22h37.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

Clima

Notícia da edição impressa de 18/07/2017. Alterada em 17/07 às 22h02min

Estado registra neve granular em sete cidades

Palmeira das Missões registrou chuva congelada na manhã desta segunda

Palmeira das Missões registrou chuva congelada na manhã desta segunda


PEDRO NIÁCOME/JORNAL TRIBUNA DA PRODUÇÃO/JC
Conforme os serviços de meteorologia haviam previsto, a semana começou com frio intenso no Rio Grande do Sul. Houve registro de neve granular (precipitação em forma de partículas muito pequenas de gelo) e de chuva congelada em pelo menos seis municípios - Gramado, Canela, Caxias do Sul, Bom Jesus, São Francisco de Paula, Pinheiro Machado e Palmeira das Missões. Em Porto Alegre, um homem foi encontrado morto na avenida Goethe e, como não apresentava sinais de violência, a polícia suspeita que tenha sido vítima do frio.
Mesmo ao meio-dia houve registro de temperaturas baixíssimas no Estado: 1,6 grau em São José dos Ausentes, 2 em Bento Gonçalves, 2,1 em São Francisco de Paula e 2,4 em Gramado. Na Capital, os termômetros do aeroporto Salgado Filho registraram 8 graus ao meio-dia, temperatura atípica para o horário, e não passaram dos 9,6 graus durante o resto do dia.
A drástica mudança no tempo começou no fim da tarde de domingo, com a chegada de uma forte massa de ar polar vinda da Argentina, que também derrubou as temperaturas no Uruguai e no Chile - onde teve ocorrência de neve - e deve se espalhar ainda sobre o Paraguai e a Bolívia. Regiões do País tradicionalmente mais quentes, como a Centro-Oeste e a Norte, também devem sentir a onda de frio.
A previsão para o restante da semana não aponta mudanças de cenário. As madrugadas de terça e quarta-feira devem ser extremamente frias. Ainda de acordo com a MetSul, a temperatura deve ficar em torno de zero ou abaixo disso em quase todos os municípios. Em Porto Alegre, a temperatura em alguns bairros deve variar de 1 grau negativo a 1 grau positivo amanhã. Na Serra e nos Aparados da Serra, as mínimas negativas serão generalizadas, com valores excepcionalmente baixos. Na área de São José dos Ausentes, por exemplo, não são descartadas mínimas de -6 a -8 graus.
Para hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê formação de geada em áreas isoladas. A temperatura varia entre -4 e 12 graus no Estado, e, na Capital, entre 2 e 10 graus.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia