Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 28 de julho de 2017. Atualizado �s 00h13.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 28/07/2017. Alterada em 27/07 �s 20h26min

Predom�nio oriental

A Hyundai Caoa, responsável pelos modelos importados da marca sul-coreana, conquistou a primeira colocação na edição 2017 da pesquisa de satisfação com pós-venda de veículos da consultoria J.D. Power no Brasil. Desbancou a Toyota, que liderou as pesquisas de 2015 e 2016, e que agora divide a segunda posição com a também japonesa Mitsubishi, que ocupou o 11º lugar no ano passado. O domínio das marcas orientais foi total: na sequência vieram a Honda, a Hyundai Brasil (que cuida dos carros fabricados no Brasil da marca sul-coreana: HB20 e Creta) e a Kia. Entre as chamadas quatro "grandes" montadoras, a Chevrolet obteve a melhor colocação, a oitava. A Fiat veio em 11º, a Volkswagen em 13º e a Ford em 14º lugar, sendo que 15 marcas foram avaliadas - ou seja, resultados ruins para as montadoras mais tradicionais do País. As marcas premium não participaram da análise da J.D. Power.
Volta do Fiat 500
A Fiat retomará a venda do subcompacto 500 no Brasil, importando novamente o modelo do México. Porém agora a oferta será de apenas uma versão: a Cult 1.4 Flex com câmbio manual de cinco marchas - nada da transmissão automatizada Dualogic. O visual não muda nada. O 500 levemente reestilizado, igual ao que já roda na Europa, só desembarcará por aqui em 2018.
Ônibus negociados
A Viação Cometa, uma das principais operadoras de transporte do Brasil e pertencente ao Grupo JCA, adquiriu 75 novos ônibus rodoviários da Marcopolo. O lote é formado por 31 unidades do Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos) e 44 do modelo Paradiso 1200. Em parceria com a MAN, a Marcopolo também fornecerá 20 ônibus para a Transpais, empresa mexicana dedicada ao serviço de transporte de passageiros e fretamento para turismo.
Creta no Paraguai
A Hyundai Motor Brasil começa a exportação do SUV compacto Creta, produzido na fábrica de Piracicaba (SP), para o Paraguai. A ampliação de mercado acontece no momento em que o modelo atinge o volume de 20 mil unidades comercializadas no País, alcançando a vice-liderança do segmento. Até o final deste ano, serão destinadas ao país vizinho cerca de 260 unidades, uma média de 50 por mês.
Diferença de preferência
Pesquisas de âmbito mundial indicam que automóveis com cores mais vibrantes estão ganhando crescente preferência dos consumidores. Tendência confirmada, inclusive, pelas empresas do setor de tintas. Por enquanto, o Brasil caminha na direção oposta. Em 2016, mais de 75% dos carros produzidos aqui saíram das linhas de montagem nas cores branco, preto, prata ou cinza.
Waze liberado
O Google liberou o aplicativo Waze para carros compatíveis com Android Auto, a plataforma que transfere algumas funções do smartphone para a central multimídia dos veículos. Não há previsão da disponibilidade do Waze ao Car Play, sistema similar da Apple, já que a marca da maçã não permite aplicativos de outras empresas em sua plataforma.
Liderando os financiamentos
Ao somar 47.086 unidades negociadas, o Onix, da Chevrolet, foi o automóvel mais financiado no primeiro semestre do ano no mercado brasileiro, mantendo a liderança alcançada no final de 2015. Em segundo lugar aparece o HB20, da Hyundai, com 30.408 unidades vendidas a crédito; seguido do Ka, da Ford, com 25.985 exemplares novos financiados. O levantamento é da B3, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia