Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 30 de Julho de 2017 às 21:43

Restauração no capricho


TANIA FERREIRA/DIVULGAÇÃO/JC
A rua Andrade Neves, Centro Histórico de Porto Alegre, ficou mais bonita com a restauração da fachada e a nova iluminação do prédio da Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos, construído em 1929. O projeto foi do arquiteto Fernando Corona, autor também da bela Fonte Talavera, na frente da prefeitura, da Galeria Chaves, entre muitos outros. Poucos sabem, mas a presença da Espanha foi tão forte que existe até um cemitério espanhol na avenida Oscar Pereira.
A rua Andrade Neves, Centro Histórico de Porto Alegre, ficou mais bonita com a restauração da fachada e a nova iluminação do prédio da Sociedade Espanhola de Socorros Mútuos, construído em 1929. O projeto foi do arquiteto Fernando Corona, autor também da bela Fonte Talavera, na frente da prefeitura, da Galeria Chaves, entre muitos outros. Poucos sabem, mas a presença da Espanha foi tão forte que existe até um cemitério espanhol na avenida Oscar Pereira.

Contrastes da Miguel Tostes

Há um contraste em dois trechos da rua Miguel Tostes em Porto Alegre. Na parte baixa, entre Protásio Alves e rua Cabral, florescem diversos novos negócios. Na parte alta, especialmente entre Dona Laura e Vasco da Gama, a maior parte do casario está para vender, alugar ou foi demolido. Algumas operações resistem. A novidade por ali é uma torre de escritórios em construção.

Por falar em Espanha...

...o cônsul-geral da Espanha, José Pablo Alzina, está deixando Porto Alegre para assumir o mesmo posto da Cidade do Cabo, na África do Sul. Alzina é o que se chama de gentleman: afável, prestativo e dono de vasta cultura em um sem número de assuntos. Deixa muitos e saudosos amigos aqui.

Fala o DEP

A propósito do buraco relatado pela página na edição de sexta-feira, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre informa que, tão logo o contrato de turmas para manutenção corretiva do sistema pluvial se inicie, a solicitação será incluída na programação do departamento para execução nesta semana, porque houve rompimento de rede pluvial, e há necessidade de reconstrução.

Quem protege?

Os integrantes do movimento que invadiu e ocupou o prédio de um hotel na Rua da Praia, na Capital, pediu ajuda à OEA para permanecer no local. A Justiça já concedeu reintegração de posse, mas vai ser um parto tirá-los de lá. Enquanto isso, a família proprietária do imóvel pede a ajuda a quem? À santa dos milagres impossíveis, Santa Rita de Cássia?

As fortalezas do Centro...

Depois da invasão do Hotel Açores, uma grade foi colocada no antigo Hotel Plaza Porto Alegre, o Plazinha, na rua Senhor dos Passos, Centro Histórico. Já no Hotel Master, na mesma rua, foram colocadas placas de ferro nas portas e janelas. O antigo Alfred Hotel, um pouco abaixo, tem a protegê-lo um tapume. Muito triste isso tudo.

...ou salve-se quem puder

A Praça Otávio Rocha, restaurada há cinco anos, está entregue às moscas. O Café da Praça fechou, e o espaço acima do café virou um "espaço libertário", de utilidade duvidosa. A praça vem sendo maltratada há muitos anos. Até "lojas" a céu aberto de roupas usadas já teve. Os remanescentes arrancharam na rua Otávio Rocha, quase esquina com a rua Dr. Flores.

O mal do século I

Não é de hoje que a situação do Rio de Janeiro beira o caos e até o atravessa. A PM carioca nunca deixou de ser problemática, e não solucionática, como dizia um famoso jogador de futebol. Ao longo de décadas, só piorou; e agora, com a falência do Rio, tudo desandou. Há uma bela história para ilustrar essa afirmativa. Nos anos 1990, o Jornal Nacional fez uma longa matéria sobre a corrupção nos quartéis da PM.

O mal do século II

Investigações apontaram que, em um quartel da Baixada Fluminense, 40% dos PMs estavam na folha de banqueiros do bicho. Ao vivo, a repórter Glória Maria aguardou a chegada do coronel comandante, que ainda não sabia desse escândalo. Assim que ele chegou na porta do quartel, a repórter o confrontou com esses números. O oficial ficou surpreso, mas se recompôs em um átimo de segundo: "Está vendo? A maioria, 60%, é gente honesta".

Miúdas

  • TUDO que é ruim tem seu lado bom. Com o bolso vazio e alta dos combustíveis, o trânsito na Capital é moleza.
  • RESTA saber se as férias não mascararam este baixo fluxo. Saberemos a partir de hoje.
  • OPERAÇÃO Pulso Firme foi gol do governo José Ivo Sartori (PMDB). Aliás, pulso firme falta para a maioria dos governantes.
  • PRESIDENTE Michel
  • Temer (PMDB) tem pelo menos um consolo com a pesquisa do Ibope: 21% consideram seu governo "regular".
  • COMO diria o blogueiro Paulo Motta, Temer está no bico do urubu, mas chutando as velas.
  • BRASIL vive marcando um encontro com o futuro, mas não comparece. (Luiz Coronel)

Finais

AGÊNCIA Publivar/On (Mauro Lima, Samir Salimen, Thiago Borges e Vicente Muguerza) conquistou a conta do Grupo Simpala GM. IGREJA Metodista completa em agosto 150 anos de atuação permanente no Brasil. LINDÓIA Shopping anuncia uma série de novas operações. Entre elas, o Yoku Sushi, o Armazém do Café, as lojas Verse (tênis) e Tuin Sapataria (calçados femininos). GRUPO de estudantes peruanos ficou uma semana na UniRitter, parceria com a Universidade Cibertec, de Lima.