Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 03 de julho de 2017. Atualizado às 22h38.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Notícia da edição impressa de 04/07/2017. Alterada em 03/07 às 20h36min

Nhaque no Brique

CRISTIANO VIEIRA/ESPECIAL/JC
Esta carrocinha postada domingo no Brique das Redenção chamava atenção para alguns dos produtos que vendia, incluindo água que passarinho não bebe na mistura com café e chocolate. Cafenhaque e choconhaque dependem da qualidade dos dois ingredientes para descer redondo. Lembra a história de um famoso arcebispo de Nova Iorque dos anos 1950, Fulton Sheen. Certa vez, ele viajava de avião quando a aeromoça perguntou se ele queria seu café com ou sem conhaque. "Sem café", foi a resposta.

Por falar em Brique...

...o espaço está totalmente descaracterizado, com ambulantes que não ambulam e camelôs tomando conta dos espaços. Eles são em número bem maior que as bancas, o que decididamente é uma pena. Os informais crescem como inço cidade afora.

Dinheiro pela janela

O que se sabe de desperdícios que ocorrem na administração direta e indireta em todos os níveis incluindo ganhos salariais ignorados, consentidos e até estimulados pelo governo permite dizer que um pente fino dispensaria qualquer aumento de impostos. Mas cadê a coragem para mexer nesta abelheira? O Brasil é refém das corporações e essa será nossa ruína.

Independence Day

Todos os órgãos de segurança públicos e privados dos Estados Unidos devem estar no nível máximo de alerta, porque hoje é uma das datas sagradas do país, o Independence Day. Os agentes "adormecidos" do Estado Islâmico sempre podem aprontar alguma. Sem falar nos freelancers.

Nas ondas do rádio

O PMDB gaúcho inaugurou recentemente a Rádio Estação 15 - o sinal da democracia, um canal que irá gerar, inicialmente, 10 programas semanais de notícias para os mais variados segmentos. O carro-chefe é o programa Roda de Chimarrão, com abordagem de temas atuais com os principais líderes do PMDB em atuação.

Com e sem pedágio

A propósito da concessão da BR-290, freeway em especial, leitor comenta que ela é exceção. "Na maioria das estradas, com pedágio, as empresas limitam-se a uma maquiagem. Já na BR-101, trecho Osório até o acesso a Capão da Canoa, a estrada, recentemente duplicada, e que está a cargo do Dnit, está cheia de buracos e remendos. E a sinalização desapareceu".

Desestatização de hospital I

O Conselho Gestor do Programa Municipal de Parcerias, da prefeitura de Porto Alegre, apresentou os primeiros projetos de desestatização que serão estruturados nas modalidades de PPPs e Concessões. Entre eles, a construção de uma nova sede para o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. O "Peteca", como era chamado pelos moradores do bairro, tem um bocado de história.

Desestatização de hospital II

O hospital foi inaugurado em 24 de janeiro de 1953, mas sua história começou em 1947, quando seis médicos, liderados por Antonio Saint-Pastous, constituíram uma sociedade para montar um ambulatório. A esquina é estratégia, o ponto obviamente seria muito disputado pelas empresas de construção civil. O prédio é ou era federal, cedido para a prefeitura.

Mesmo objetivo

Dois políticos jantavam sábado à noite quando um deles disse ao outro que, se o Grêmio ganhasse um dos títulos em disputa neste ano, faria campanha para Romildo Bolzan governador nas eleições de 2018. O outro, colorado, nem pestanejou: "Eu também. Assim ele deixa o Grêmio".

Cenas da cidade

Duas mulheres estavam em uma parada de ônibus na rua Silva Só, em Porto Alegre, uma mais velha e outra mais jovem. As duas estavam fumando. O ônibus apontou. A mais velha jogo o cigarro aceso na lixeira de plástico. A mais nova jogou a bituca no chão e o apagou com o sapato. E lá ficou. Quer dizer, aí fica difícil querer uma cidade limpa.

Miúdas

  • A PROPÓSITO da coluna sobre as mudanças constantes na Lima e Silva, o mesmo vale para outras ruas importantes da Capital.
  • NA 24 de Outubro, a esquina com a Goethe mudou totalmente: o HSBC virou Bradesco, e a antiga loja da Vivo está cercada por um tapume.
  • MONITORAMENTO climático da RGE indica que julho será de pouca chuva no País e no Estado.
  • POIS então mudou a previsão. No final de maio, a expectativa era de um julho muito chuvoso.

Finais

  • BICENTENÁRIO da Rede Marista será homenageado hoje/17h pela Câmara Municipal de Porto Alegre.
  • CENTRO de Atendimento ao Consumidor da CDL Porto Alegre terá espaço ampliado na rua Senhor dos Passos, 235/Centro, a partir do dia 10.
  • SEMINÁRIO Regional sobre Alimento Seguro Vales do Caí e Taquari será realizado amanhã/17h/Centro de Cultura de São Sebastião do Caí.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia