Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 05 de Julho de 2017 às 22:33

Sobre o amor na família (I) - Amoris Laetitia

A Igreja compreende o matrimônio como visibilização e concretização do amor de Deus para com a humanidade no mundo presente. O matrimônio é, por isso, considerado uma vocação humana. Trata-se do encontro de amor entre um homem e uma mulher, duas histórias que se unem.
A Igreja compreende o matrimônio como visibilização e concretização do amor de Deus para com a humanidade no mundo presente. O matrimônio é, por isso, considerado uma vocação humana. Trata-se do encontro de amor entre um homem e uma mulher, duas histórias que se unem.
Reconhecido como sacramento, o matrimônio é um sinal que contém em si e realiza a união dos consentimentos e dos corpos, produzindo a comunhão indissolúvel entre os esposos. Para a comunidade de fé, é sinal da união entre Deus e a humanidade ou de Cristo com a humanidade. "É grande este mistério", afirma São Paulo (Ef 5,32).
O Papa Francisco, sem transcurar elemento algum da compreensão tradicional da Igreja a respeito do matrimônio cristão, publicou, em 2016, uma exortação apostólica sobre o tema. A exortação, intitulada "Amoris Laetitia - sobre o amor na família", é expressão de duas assembleias de bispos de todo o mundo, reunidos em Roma para debater o tema do matrimônio cristão. As assembleias foram precedidas por uma ampla consulta a todas as dioceses do mundo.
Inicia a sua exortação apostólica afirmando que "a alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja. Apesar de numerosos sinais de crise no matrimônio (...), o desejo de família permanece vivo nas jovens gerações. Como resposta a este anseio, o anúncio cristão que diz respeito à família é deveras uma boa notícia" (n.1).
Com objetividade e coragem, recorda o que foi o caminho sinodal: "oportunidade para analisar a situação das famílias no mundo atual, para alargar a nossa perspectiva e reavivar a nossa consciência sobre a importância do matrimônio e da família, e para mostrar a necessidade de continuar a aprofundar, com liberdade, algumas questões doutrinais, morais, espirituais e pastorais" (n.2).
No entanto "nem todas as discussões doutrinais, morais ou pastorais devem ser resolvidas através de intervenções magisteriais" (n.3). Com isso, não se está negando a necessidade de "uma unidade de doutrina e práxis", mas reconhecendo que podem existir "maneiras diferentes de interpretar alguns aspectos da doutrina ou algumas consequências que decorrem dela". Tal aspecto se torna compreensível quando se reconhece que, "em cada país ou região, é possível buscar soluções mais inculturadas, atentas às tradições e aos desafios locais". Até porque "as culturas são muito diferentes entre si, e cada princípio geral (...), se quiser ser observado e aplicado, precisa ser inculturado" (idem).
O ideal do amor fiel, único, fecundo e indissolúvel é certamente indiscutível. A Igreja continua afirmando e defendo tais aspectos como condição para degustar a alegria do amor entre homem e mulher. O ideal será sempre defendido e promovido. Entretanto, o ideal é a meta para a qual é necessário caminhar. O caminho pressupõe uma gradualidade. Nessa perspectiva, o texto papal representa um encorajamento a quem, apesar de tudo, crê e se empenha por uma amor estável e duradouro, capaz de dar sentido à vida.
A exortação apostólica representa uma proposta às famílias cristãs, estimulando-as "a apreciar os dons do matrimônio e da família e a manter um amor forte e cheio de valores como a generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência"; além disso, "se propõe a encorajar todos a serem sinais de misericórdia e proximidade para a vida familiar, onde esta não se realize perfeitamente ou não se desenrole em paz e alegria" (n.5).
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO