Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 29 de junho de 2017. Atualizado às 22h56.

Jornal do Comércio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

logística

Notícia da edição impressa de 30/06/2017. Alterada em 29/06 às 21h17min

Próxima edição da Transposul será realizada no município de Bento Gonçalves

Edição deste ano foi considerada bem-sucedida pelo Setcergs

Edição deste ano foi considerada bem-sucedida pelo Setcergs


JONATHAN HECKLER/JC
Jefferson Klein
Ao encerrar a 19ª Transposul - Feira e Congresso de Logística, nessa quinta-feira, na Fiergs, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs) confirmou que a 20ª edição será realizada em Bento Gonçalves, que já sediou quatro vezes o evento - a última, em 2006. A Transposul de 2018 acontecerá entre 27 e 29 de junho.
O presidente do Setcergs, Afrânio Kieling, diz que a feira indo para a Serra estará inserida em um dos locais mais turísticos do Estado. Kieling acrescenta que há muitas empresas que demandam o transporte de cargas na Serra, assim como operadores logísticos. Quanto aos custos envolvidos em fazer em Bento Gonçalves ou em Porto Alegre, o presidente do Setcergs diz que são semelhantes.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, destaca a importância da marca de uma feira como a Transposul e da atração de empresas do setor logístico. O evento ocorrerá no Fundaparque, que conta com ambiente climatizado e um espaço de 58 mil m2.
O presidente da Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul (Fetransul), Paulo Vicente Caleffi, ressalta que a mudança não significa que a Transposul ficará definitivamente em Bento Gonçalves. A localização do encontro para 2019 ainda não foi estipulada e poderá retornar à capital gaúcha. No ano que vem, haverá uma linha exclusiva de ônibus para levar participantes de Porto Alegre para a Serra.
Sobre a feira deste ano, Kieling considera que se alcançou um desempenho fantástico, levando em conta o momento político atual. "As vendas foram retomadas", afirma. O empresário crê que é possível confirmar a previsão inicial de uma movimentação de cerca de R$ 130 milhões.
Um dos palestrantes do congresso foi o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Hugo Carlos Scheuermann. Conforme Scheuermann, em 2015 foram registradas 102 mortes por dia devido a acidentes de trânsito no Brasil. O ministro defende que é preciso criar uma cultura preventiva sobre esse assunto, ressaltando o dever da indenização em caso de danos. "Essa cultura deve começar lá no colégio, para que trabalhadores, empregadores e órgãos públicos tenham ciência que os números são estarrecedores", sustenta.
O sócio-diretor da Veppo Advogados, Walter Machado Veppo, palestrou sobre as controvérsias vinculadas ao desembaraço aduaneiro no transporte de mercadorias nos recintos alfandegados. Veppo considera a legislação omissa no que diz respeito ao prazo do desembaraço aduaneiro, nas situações de canais amarelo (conferência documental) e vermelho (que prevê conferência física e documental). Para o advogado, aumento de pessoal, mais tecnologia e aprimoramento da legislação poderiam acelerar o processo.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia